Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025
BRASIL: O governo federal autorizou a contratação temporária de 60 profissionais para atuarem no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A medida foi publicada em portaria conjunta no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4).
Segundo o documento, os profissionais vão atuar em atividades de licenciamento ambiental vinculadas ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
As contratações pretendem suprir a necessidade temporária dos órgãos e abrangem profissionais da Engenharia Florestal, Oceanografia, Geologia, Direito, Ciências Sociais, entre outras (veja relação abaixo).
Ao todo, serão 40 vagas para o Ibama e 20 para o Incra. A seleção será feita em processo seletivo simplificado, com provas aplicadas simultaneamente para todas as vagas. A portaria explica que o certame será coordenado pelo Ibama, seguindo as políticas de acessibilidade com vagas para pessoas com deficiências.
A expectativa é que o edital seja publicado em até seis meses. Os contratos poderão ser prorrogados conforme a necessidade de conclusão das atividades ligadas ao Novo PAC.
Ibama:
Incra:
A norma foi assinada pelos ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Luiz Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).