• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025

Saiba quais serão os novos espaços do hospital Cemetron após a inauguração

A nova estrutura conta com espaços modernos, projetados para qualificar os serviços prestados e proporcionar melhores condições de trabalho às equipes...


SECOM RO

Publicada em: 16/07/2025 17:23:31 - Atualizado

Foto: Secom RO

RONDÔNIA - Com o objetivo de ampliar o atendimento a doenças infectocontagiosas em Rondônia, o Centro de Medicina Tropical (Cemetron), em Porto Velho, está com 100% das obras concluídas em seus novos blocos. A nova estrutura conta com espaços modernos, projetados para qualificar os serviços prestados e proporcionar melhores condições de trabalho às equipes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ampliação é resultado de um esforço coletivo para garantir uma estrutura adequada à população. “Estamos entregando uma obra que tornará a unidade mais completa, funcional e equipada”, pontuou.

Entre as melhorias, destacam-se os 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para infectologia, destinados a pacientes adultos. A nova Central de Material Esterilizado (CME), com 175 m², estará equipada com duas autoclaves, duas termodesinfectoras e uma lavadora ultrassônica, proporcionando mais eficiência e segurança na esterilização de instrumentos médicos nas etapas de lavagem, preparo, esterilização e montagem de materiais, como: compressas, gazes, campos cirúrgicos, materiais inalatórios e de pequenos procedimentos.

Nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

A diretora-geral da unidade, Caroline Kohara, destaca que, com os novos blocos, o hospital poderá atender também outros municípios do estado, fortalecendo a rede de tratamento de doenças infectocontagiosas e tropicais.

ARMAZENAMENTO DE INSUMOS

Com 392,12 m², o novo almoxarifado melhorará a organização e o armazenamento de insumos, além de facilitar a distribuição para as clínicas. Atualmente, o espaço reduzido exige adaptações e armazenamento em áreas distintas dentro da unidade. A nova estrutura também facilitará o acesso logístico, com entrada exclusiva para caminhões. O auditório terá capacidade para 100 pessoas e será um espaço adequado para capacitações, reuniões e eventos científicos.

O novo prédio administrativo, com dois andares, abrigará diversos setores estratégicos, como: Direção-Geral e Adjunta, Núcleo de Qualidade Hospitalar, Nutrição, Gerência de Enfermagem, Gerência Médica, Direção Técnica, Assessoria Técnica, Núcleo de Gestão Ambiental, Núcleo de Segurança do Paciente, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Recursos Humanos, Faturamento, Ouvidoria, Capelania, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de Educação Permanente (NEP), além de uma sala de reuniões e uma copa.

O objetivo é ampliar o atendimento a doenças infectocontagiosas em Rondônia

NOVOS LEITOS CLÍNICOS

Com a realocação dos setores de Coordenação da Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e o repouso da Comissão de Residência Médica (Coreme) para a atual área administrativa, será possível abrir cinco novos leitos clínicos de infectologia masculinos, voltados à internação em enfermarias, ampliando e complementando os leitos já existentes.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que a nova estrutura vai otimizar a assistência e o funcionamento da unidade. “A inclusão de novos leitos, CME, almoxarifado e auditório impactará diretamente o desempenho do hospital. São melhorias que fortalecem não apenas a estrutura física, mas também a capacidade técnica da nossa rede”, afirmou.


Fale conosco