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porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: A BR-364, principal ligação rodoviária entre Porto Velho, Acre e Amazonas, entra em uma nova fase a partir desta sexta-feira com o início oficial da concessão à empresa Nova 364. A transição marca o começo de um novo modelo de administração privada, em que o pedágio será implantado antes de qualquer intervenção física significativa na estrada.
Em um movimento considerado polêmico, a instalação das praças de cobrança será priorizada. As obras de duplicação, restauração e melhorias estão previstas apenas para um trecho de 113 quilômetros e ficarão para um segundo momento. Com isso, os usuários da rodovia já sentirão no bolso o impacto da concessão sem, inicialmente, perceberem melhorias na malha viária.
O sistema adotado será o chamado Flow Free, tecnologia que permite o pagamento eletrônico do pedágio sem a necessidade de parada. O valor poderá ser quitado depois da viagem, utilizando cartão de crédito, débito ou outros meios digitais. O novo modelo elimina completamente as tradicionais cabines de cobrança.
De acordo com o que já foi divulgado pela concessionária, a tarifa inicial será de R$ 0,19 por quilômetro, e os valores variam conforme o tipo e o número de eixos dos veículos. Em um percurso de 700 quilômetros, entre Porto Velho e Vilhena, um carro de passeio pagará cerca de R$ 266, enquanto veículos maiores, como caminhões, poderão ter um custo superior a R$ 2 mil para uma viagem de ida e volta, considerando os sete pontos de cobrança.
Após a conclusão do processo licitatório, diversas tentativas de rever o contrato partiram de representantes políticos e setores empresariais. No entanto, nenhum dos apelos resultou em mudanças no acordo firmado. Assim, a única rodovia federal que liga Rondônia ao restante do país passa a ser cobrada — enquanto as melhorias prometidas seguem sem data para acontecer de forma concreta.