Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 23 de julho de 2025
O governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) participou, na última semana, de uma reunião estratégica com órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar o plano de atuação conjunta durante a temporada de queimadas em Rondônia. Durante o encontro, foi apresentado o Projeto Sentinela, ferramenta desenvolvida para reforçar o combate aos incêndios com o uso de tecnologia.
A ferramenta utiliza dados de satélites, inclusive do monitoramento da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) e do Painel do Fogo – ferramenta do Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) – para identificar focos de calor em tempo real. Esses dados são processados automaticamente por um chatbot, que envia alertas diretamente aos bombeiros via Telegram.
O encontro, realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, tratou do Plano de Operações para Incêndios Florestais, reunindo representantes da Setic, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Bombeiros, Força Nacional e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
O diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, destacou que o sistema foi pensado para dar uma resposta mais eficiente ao problema das queimadas. “O Sentinela foi desenvolvido para dar uma resposta rápida e eficiente às queimadas, unindo dados precisos, comunicação automatizada e visualização geográfica. Essa integração entre tecnologia e operação em campo é o que pode fazer a diferença na preservação ambiental e na proteção da população”, destacou.
Sentinela já emitiu mais de 3 mil alertas desde sua implantação em 2024, contribuindo diretamente com o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia
A plataforma também está em fase de expansão, com a implantação da Sala de Situação, um painel visual com informações georreferenciadas sobre os focos de incêndio e a estrutura de resposta disponível. Além disso, está sendo estruturada a mesa de monitoramento no Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), que, quando finalizada, permitirá acionar os batalhões com mais agilidade e coordenar as ações de combate diretamente do centro de operações.
O coordenador de Gestão de Dados da Setic, Pedro Gomes, reforçou que a estrutura visual da plataforma contribui para decisões mais rápidas e integradas. “A Sala de Situação permite uma visão clara e estratégica das ocorrências, facilitando a mobilização dos recursos certos no momento certo. Com a central de monitoramento no CIOP, teremos ainda mais agilidade na articulação das equipes que atuam diretamente no controle dos incêndios”, afirmou.
A reunião também destacou a importância da comunicação clara sobre o funcionamento da ferramenta e das ações integradas com os demais órgãos, como parte da Operação Verde Rondônia E o esforço coletivo de enfrentamento aos incêndios no estado.