Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 8 de agosto de 2026

Por conta dos fortes ventos que estão atingindo o estado do Rio de Janeiro, com previsão de ultrapassar os 90 km/h ao longo desta sexta-feira (7), aulas foram suspensas, parques foram fechados e o município avançou para o estágio 3 de mobilização, devido a formação e o avanço de um ciclone-bomba no Sul do Brasil, que já provocou uma série de eventos climáticos severos em diversos estados do país.
O fenômeno, que teve início na última quinta-feira, resultou na passagem de um tornado no Rio Grande do Sul, queda de granizo, suspensão de aulas em cidades do litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de novos alertas.
Diante da previsão de vendaval, Governo do Estado do Rio de Janeiro instalou às 6h desta sexta-feira um Gabinete de Crise para acompanhar a evolução das condições meteorológicas e coordenar a resposta dos órgãos estaduais.
Suspensão das aulas
Na quinta-feira (6), a Prefeitura da capital suspendeu as aulas da rede pública municipal. A Faetec e a rede estadual também interromperam as atividades em todas as unidades como medida de segurança A decisão foi comunicada um dia após a emissão do alerta “severo” ara ventos fortes.
As redes municipais de ensino de Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Petrópolis, Itaguaí, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados, Seropédica, Mangaratiba e Paraty também suspenderam as aulas.
Além da suspensão das atividades presenciais nas redes estadual e municipais de ensino, a medida foi adotada também pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Segundo o governo, equipes do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) permanecem acompanhando a evolução do sistema e poderão emitir novos alertas, se necessário.
Ponto facultativo
O Governo do Estado do Rio decretou ponto facultativo para os órgãos estaduais a partir das 13h desta sexta-feira, horário em que o estado avançou para o Estágio 3 de mobilização.
O estágio 3, de uma escala de cinco, significa que uma ou mais ocorrências já foram registradas e afetam a rotina da população.
Com objetivo de que a circulação de pessoas durante o período de maior intensidade das rajadas de vento, a decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial, onde é registrado que a medida é preventiva e que acontece devido aos ventos fortes e os possíveis impactos climáticos causados pelo ciclone-bomba que passa pelo país.
Encerramento antecipado das atividades
A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgaram uma nota, no final da manhã desta sexta-feira (7), recomendando a antecipação do encerramento de todas as atividades que não sejam essenciais para antecipar o retorno para casa e resguardar a segurança dos cidadãos.
Para reforçar a recomendação, a Defesa Civil enviou um novo alerta georreferenciado para celulares na cidade do Rio. A mensagem orienta os moradores a evitarem deslocamentos durante o período de maior intensidade das rajadas e priorizarem a própria segurança, recomendando que a população antecipe o retorno para casa diante da previsão de ventos fortes.
Fechamento do Cristo Redentor
A ICMBio determinou o fechamento do Parque Nacional da Tijuca, onde fica o Cristo Redentor, por conta das previsões. Os trens que levam os visitantes até o Cristo foram parados desde às 13h.
O fechamento do parque inclui também a Unidade de Conservação como Parque Lage, Setor Floresta da Tijuca, Vista Chinesa e Mesa do Imperador, Pedra da Gávea e Pedra Bonita.