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porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO - A Prefeitura de Porto Velho iniciou neste final de semana a instalação dos novos modelos de abrigo para parada de ônibus na capital. O trabalho está sendo executado pela subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
O primeiro ponto padronizado, segundo a Semtran, foi instalado na recém-construída Praça dos Seringueiros, localizada no entroncamento das avenidas Amazonas e Nações Unidas. Mas, como é visível, é um verdadeiro desrespeito à população, pois não oferece nada mais que uma cobertura simplória em telhas de eternit e madeira, ou seja, claramente quente, sem qualquer proteção nas laterais ou nos fundos contra sol e chuvas, e sequer bancos para que os passageiros aguardem a chegada do transporte coletivo sentados.
As imagens encaminhadas pela própria assessoria do Executivo mostram que em um dos pontos recém-concluído pelo município, os passageiros aguardam pelo ônibus de destino expostos ao tempo, sentados na lateral do monumento instalado na Praça dos Seringueiros, que se encontra em fase de conclusão. Mas essa alternativa sem dúvidas, não pode ser utilizada na hora da chuva ou sol escaldante.
De acordo com relatos do próprio prefeito Hildon Chaves, divulgados também no material enviado pela Assessoria de Comunicação do município, o local é o primeiro ponto a receber o novo modelo de abrigos de ônibus, e o padrão criado, será seguido “em todos os pontos de ônibus onde houver necessidade de instalação de novos abrigos de passageiros”.
Ainda sobre o local onde a primeira parada “padronizada” foi instalada na Praça do Memorial aos Seringueiros (Soldados da Borracha), o subsecretário Robson Damasceno explica que “é uma grande homenagem, não só aos homens e mulheres que ajudaram na extração da seringa, mas para todos aqueles que buscaram contribuir com o desenvolvimento da região amazônica”.
Damasceno ainda chama a proposta de “futurista” e ressalta que o projeto foi desenvolvido na Semtran e fabricado por uma empresa contratada em parceria público-privada entre a Sema e empresários locais.