Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 12 de novembro de 2024
PORTO VELHO -RO - Depois de avaliar que o estudo feito por conselheiro da Entidade virou “chacota” em Rondônia afirmando que o estado poderia ter 500 mil infectados pela COVID-19 até 02 de maio, o Conselho Regional de Medicina – Cremero, não se desculpou com a população e divulgou em sua página na internet em 24/04, nota dizendo que a “contribuição” era apenas uma estimativa sobre a doença.
Desta vez a Entidade tomou mais cuidado e não convocou coletiva.
Veja abaixo a primeira matéria publicada sobre estudo que causou alarme à população e constrangeu a Entidade.
http://www.rondonoticias.com.br/noticia/politica/38415/estudo-tresloucado-do-cremero-expoe-conselho-ao-escarnio-publico
Segundo o estudo, o número de casos do novo Coronavírus poderia chegar a 500 mil em todo o Estado a partir de maio. Segundo Ana Lúcia Escobar os casos começarão a crescer na segunda quinzena de abril, podendo chegar a 500 mil no início de maio. Ela disse, que até meados de maio toda a população poderá estar apresentando algum sintoma da doença. “Nos últimos dias eu procurei fazer uma análise do que está por vir e do que está acontecendo no nosso estado. Busquei alguns critérios e parâmetros para estimativas de casos”, disse na ocasião;
A pesquisa avaliou o comportamento do Coronavírus em cenários otimistas e pessimistas. Esses dados eram os pessimistas. O otimista também era alarmante: o Estado poderá ter 134.582 novos casos de Coronavírus até maio. Os números apurados seriam baseados na população residente com a taxa de letalidade do vírus, conforme a faixa etária.
CONFIRA AGORA NA ÍNTEGRA A NOTA DO CONSELHO SE REFERINDO AO ESTUDO REALIZADO POR SEU CONSELHEIRO:
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) divulgou no dia 27 de março em coletiva de imprensa dados com ESTIMATIVAS sobre possível disseminação do Coronavírus em todo o estado de Rondônia.
Os estudos, realizados por dois docentes e profissionais da saúde, apontaram números em perspectivas pessimistas e otimistas e foram, conforme amplamente divulgado, embasados em pesquisas e dados baseados em evidências existentes.
Como uma autarquia, que luta pela Medicina e pela melhora na qualidade do atendimento na área da saúde de nossa população, o Cremero em nenhum momento deixou de oferecer e esclarecer informações sobre todas as ações que vem desenvolvendo durante esse período de pandemia.
O estudo apresentado causou estranheza e gerou especulações na mídia. A autarquia reitera que o estudo mostrou a ESTIMATIVA dos vários cenários possíveis da doença no Estado.
O compromisso do CREMERO sempre foi em difundir ações para contribuir com o achatamento da curva de disseminação, tendo como objetivo não atingirmos esses índices.
O baixo número de infectados em Rondônia revela a importância do isolamento social, medida esta, defendida pela autarquia desde início da pandemia.
O Cremero se coloca à disposição para quaisquer outras informações.