• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 25 de setembro de 2024

Secretário esclarece distribuição EPIs nas unidades do Estado


Rondonoticias

Publicada em: 12/05/2020 12:34:04 - Atualizado



PORTO VELHO, RO - Na manhã desta terça-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, concedeu  entrevista coletiva para atualizar os dados do novo coronavírus e esclarecer sobre a manifestação feita por profissionais da saúde sobre a falta de EPIs na frente do Hospital João Paulo II, na manhã de segunda feira, 11.

De acordo com o secretário, os dados permanecem com mesmos fornecidos no boletim na noite da segunda-feira (11), com 1.398 confirmados, 335 curados e 180 internados.

Com 820 profissionais de saúde afastados, destes, 320 estão confirmados com covid-19. Oitenta e cinco servidores foram curados e voltaram a trabalhar.

Máximo esclareceu sobre o protesto feito por servidores em frente ao hospital João Paulo II na segunda-feira (11), para cobrar das autoridades melhores condições de trabalho. Eles alegam que não há equipamentos de proteção individual (EPIs), suficientes no efetivo combate a pandemia.

O secretário contestou a acusação dizendo que nunca faltou EPIs nas unidades de saúde e os encarregados na distribuição  estão apenas seguindo os protocolos da Organização Mundial  de Saúde (OMS) que frisa que os equipamentos sejam usados de forma racional,  para que não haja desperdícios.

Ele resssaltou, inclusive, que mais equipamentos foram recebidos incluindo luvas, aventais descartáveis e outros insumos.

Ao ser questionado sobre a falta de teste rápidos nos municípios, Fernando disse que em não está faltando testes em nenhum deles, e que em reunião por videoconferência verificou, e que assim que chegarem mais testes irá distribuir aos 52 municípios.

Sobre a construção do novo hospital João Paulo II, o secretário afirmou que o compromisso segue e que as tratativas continuam.

Estoque de EPI está regular nas unidades, diz Governo de Rondônia

Profissionais de saúde protestam por melhores condições de trabalho


Fale conosco