• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 25 de setembro de 2024

ALE pede informação sobre nepotismo no DER

A ALE aprovou Requerimento que requer ao Poder Executivo informações quanto ao grau de parentesco dos Diretores e Coordenadores do DER...


VOZ DE RONDONIA

Publicada em: 12/05/2020 17:02:55 - Atualizado

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou Requerimento nº 935/20, de autoria do Dep. Ismael Crispin que requer ao Poder Executivo informações quanto ao grau de parentesco dos Diretores e Coordenadores do DER com outros servidores do Estado de Rondônia. O expediente é assinado pelo Secretário Legislativo da Casa de Leis, Dr. Herder Risler de Oliveira.


A Coordenadora de Gestão de Pessoas do DER, Vanessa P. R. da Rocha solicitou dilação de prazo para cumprimento alegando até o dia 22 de maio de 2020, em razão da calamidade pública pelo enfrentamento do COVID 19 e o órgão possui 1.203 servidores. 


Segundo o advogado Caetano Neto, presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia, que vem investigando, desde outubro de 2019, o nepotismo direto e cruzado no âmbito do governo de Marcos Rocha (PSL) e especificamente no DER em razão do órgão registrar nomeações de cargos para compor vários Grupos de Trabalho existente no DER, sendo os nomeados, parentes dos que exercem cargo comissionado no mesmo órgão, o Diretor do DER designou para responder o requerimento da ALE a pessoa que mantém sob seu controle, marido e cunhada. 

Vale registrar disse o causídico, "É colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. A dilação solicitada é tempo para mudar as nomeações com data do dia 20 de maio - folha de pagamento do mês cheia e pronta -, em seguida exonera e assim fica fora da informação enviada para ALE, sem constar marido e a cunhada. 

A diretora de Gestão de Pessoas do DER, senhora Vanessa P. R. da Rocha, que, assina sempre por abreviatura do sobrenome, de certo, busca esconder o sobrenome "Passos" e "Ribeiro" visto ser esposa do Major Jefferson Ribeiro da Rocha que atua como assessor do Governador - CDS 14 e ainda, recebe como membro de Comissão no DER o correspondente R$ 5.800,00 (cinco mil e oitocentos reais) de Jeton e ainda, a sua cunhada Thalita Andreza - chefe do RH do DER, casada com Rodrigo Passos. 


Caetano concluiu que: "É organização criminosa familiar no que se refere a ofensa da ética e moralidade com a coisa pública e pior, fere a Súmula Vinculante n. 13 do STF que trata de nepotismo na Administração Pública. Ao contrário do que o governador Marcos Rocha, via propagação midiática afirma aplicar, Rocha nada sabe o que acontece no seu governo, parecendo estar de quarentena desde 1º de janeiro de 2019 e caso a ALE tenha interesse em saber detalhes dos horrores administrativos e financeiro no DER, consulte o GAEGO - Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado, do MP, presença marcante no DER."


Fale conosco