Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de maio de 2025
RONDÔNIA - Os moradores da região do Vale do Rio Madeira, chamados de Ribeirinhos ou Beiradeiros, estão na região há mais de 2 séculos. Uma miscelânea de Índios, Negros e Nordestinos estes vindo de diversos Estados do Nordeste para trabalharem na extração do latex retirado da abundante floresta de seringueiras ainda existentes na Região.
Foram ficando, criando novas famílias e fincando raízes. Tempos atrás o Governo mandava os chamados BATELÕES com um composto de Carne seca arroz, feijão, sal, açúcar, café e com isto acostumou mal os Ribeirinhos que por sua vez não procuravam produzir nada, pois o essencial vinha de graça
Com o passar do tempo esta ajuda de alimentos foi diminuindo até acabar.
Sempre esquecidos pelo Poder Público que raramente se faz presente e também pelos políticos que se fazer representar por ASSESSORES véspera das Eleições.
Chamam os Ribeirinhos de preguiçosos, indolentes e outros adjetivos pejorativos, que não querem plantar nada, produzir coisa alguma e tal.
Só para os desavisados entenderem o problema.
Para um Beiradeiro vir de Barco até Porto Velho, paga em media 140.00 ida e volta. Se embarcar junto uma produção ele paga por 1 cacho de banana, cerca de 2.50
e se for uma Caixa de banana, paga 12.00
Um saco de farinha cobram 20.00 e ao chegarem ao Porto de desembarque, já estão esperando um bando de atravessadores que pagam uma MERRECA pelos produtos.
Não vale a pena tanto esforço para entregar sua produção praticamente de graça.
Vocês fazem ideia de quanto tempo leva para se torrar uma SIMPLES farinha, desde o seu plantio até a torrefação?
O solo é fértil, falta é POLITICAS PUBLICAS para ajudar e ensinar o Ribeirinho a plantar, colher, produzir e uma logística para que a Produção chegue ao Mercado Consumidor.
O Ribeirinho não é um PREGUIÇOSO, só precisa de encontrar um meio de receber a vara e...pescar.