• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de outubro de 2024

Homem se infecta com 50 parasitas para ajudar a desenvolver vacina

Por cerca de 30 minutos, ele enfrentou a coceira provocada pela ação dos parasitas.


r7

Publicada em: 10/02/2021 11:21:48 - Atualizado

O biólogo Jimmy Bernot, pesquisador do Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos, se ofereceu para ser infectado por 50 parasitas por um ano como parte de um estudo que tenta desenvolver uma vacina para prevenir a infecção por ancilostomídeos, vermes que se alimentam de sangue e vivem no intestino de mamíferos, incluindo gatos, cães e humanos.

O pesquisador foi infectado pelos parasitas após receber a vacina experimental. Os vermes penetraram em sua pele por meio de um pedaço de gaze colocado em seu pulso por 1 hora. Por cerca de 30 minutos, ele enfrentou a coceira provocada pela ação dos parasitas.

“Em poucos minutos, senti uma sensação de formigamento sob o adesivo. Os vermes bebês estavam penetrando na minha pele! Eles detectam ácidos graxos na pele e liberam enzimas proteolíticas para facilitar o deslizamento entre as células da pele e os vasos sanguíneos”, explicou Bernot em um post no Twitter, onde relatou toda a experiência.

Segundo o pesquisador, a erupção dos vermes e sua resposta imunológica aumentaram durante a semana seguinte, assim como a coceira. “Conheço a biologia desses parasitas e não me preocupei em nenhum momento com minha saúde. A equipe de estudo fez exames de sangue detalhados todas as semanas para garantir que eu não estava tendo nenhum efeito negativo”, afirmou.

Os exames de sangue mostraram que Bernot tem eosinofilia, uma resposta do sistema imunológico que entra em alerta máximo para parasitas. A erupção provocada pelos vermes desapareceu e retornou após 10 dias, o que, segundo o pesquisador, é normal na maioria das pessoas infectadas.



Fale conosco