• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 18 de maio de 2024

"Operação Alerta" faz 83 intervenções na 5ª noite em comércios da cidade

As ações executadas têm refletido no comportamento positivo dos estabelecimentos comerciais em cumprimento ao atual decreto


SECOM

Publicada em: 12/03/2021 09:36:39 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), tem atuado fortemente na luta contra a Covid-19, buscando refrear comportamentos que promovam aglomerações, validando as determinações de decretos estabelecidos. Foi o que aconteceu na noite de quinta-feira (11), durante a “Operação Alerta”, em cumprimento ao Decreto nº 25.853, de 2 de março de 2021, resultando em mais de 80 intervenções.

Atuando mais uma vez de forma estratégica, a Operação foi organizada em três equipes que atuaram no perímetro urbano de Porto Velho. Apesar da cooperação por parte dos donos de estabelecimentos comerciais, ainda foi possível observar o descumprimento de muitos cidadãos, praticando atividades que promoviam aglomeração, alguns ainda sem fazer o uso da máscara facial, como registrado na área do Skate Park, na zona Leste da Capital. Os jovens que se encontravam no local fora do horário permitido, foram orientados a irem para suas casas.

Jovens observados no Skate Park da cidade, fora do horário permitido são orientados a irem para casa

O mesmo ocorreu em um estabelecimento comercial localizado na chamada “Estrada do Japonês”, na zona Sul da cidade, em que as equipes de fiscalização dispersaram os clientes e reforçaram ao responsável pelo comércio sobre o horário de funcionamento permitido, conforme o atual decreto. 

Durante as quase seis horas de Operação, foi notável a quantidade expressiva de estabelecimentos fechados, o que demonstra a compreensão e respeito por grande parte dos donos de estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento do decreto estadual, visando amenizar os impactos causados pela proliferação do coronavírus.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gilvander Gregório de Lima, embora as equipes de campo da Operação realizam diversas fiscalizações, o foco principal é promover a conscientização e garantir meios de que a Saúde Púbica possa atender a população de modo mais eficiente possível.

“O nome da Operação já diz tudo. Estamos em alerta mediante ao atual cenário. E se a população não se conscientizar, não cumprir com o papel de cidadão, vamos tomar mais prejuízo. A “Operação Alerta” visa uma consciência coletiva, a sociedade precisa abraçar a causa. Nós só teremos paz e tranquilidade pública se a sociedade se conscientizar que ela é parte de um todo”, observou coronel Gregório.

90 DIAS DE OPERAÇÕES ANTIAGLOMERAÇÕES

A “Operação Alerta” faz parte do conjunto de ações articuladas pela Sesdec e executadas pelo CBM para conter as aglomerações que proporcionam os aumentos de casos positivados da Covid-19 e conta com a sociedade em geral, como sua maior aliada.

O ciclo de operações iniciou em dezembro do ano passado e já resulta em 3.655 intervenções, a partir do suporte de órgãos públicos empregados, como Polícia Militar, Polícia Civil, Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Conselho Tutelar de Porto Velho, Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) e Vigilância Sanitária.

A próxima etapa está prevista para sábado (13) e deve continuar durante a vigência do decreto. Denúncias de descumprimento do Isolamento Social Restritivo podem ser feitas através de aplicativo de mensagens (69) 9937-99712, ou pelos números 190, 193 e 197.

SISTEMA “MELHOR HORA”

O Governo do Estado de Rondônia conta com a colaboração da população e, estrategicamente, desenvolveu por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), o sistema “Melhor Hora” https://melhorhora.sefin.ro.gov.br , permitindo ao cidadão verificar, em tempo real, os horários de menor fluxo de pessoas em mercados e farmácias, visando a não aglomeração.

Tudo isso para preservar a saúde e segurança de todos, com o intuito de cada vez mais fortalecer o enfrentamento do cenário pandêmico, amenizando, da melhor forma possível, os impactos que já sufocam as unidades hospitalares e deixam enlutadas muitas famílias.


Fale conosco