Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 11 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: Funcionários do setor de alimentação do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, atrasaram a distribuição de comida na quinta-feira (27). Segundo a unidade de saúde, houve resistência dos funcionários em abrir o refeitório e também em levar o alimento às clínicas.
Com a situação, a polícia foi acionada para acalmar qualquer possível tumulto no local. O Hospital de Base notificou a empresa pelo atraso na alimentação.
O motivo da resistência, segundo a empresa responsável por fornecer a comida, é que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) não repassou o pagamento referente ao mês de abril pelo serviço prestado.
O problema é recorrente, a empresa diz que os atrasos nos salários teriam começado junto com a pandemia de Covid-19 e a situação para os responsáveis piorou com a alta de preços em todo o país, atingindo o setor alimentício.
Ainda segundo a empresa, na tarde desta sexta-feira (28) aconteceu uma reunião onde a Sesau se comprometeu em quitar pelo menos metade dos débitos até a semana que vem. O G1 entrou em contato com a Sesau e, até a última atualização desta reportagem, não obteve posicionamento sobre o caso.
Já a assessoria do Hospital de Base confirmou que os pacientes, acompanhantes e servidores não ficaram sem alimentação mesmo com o tumulto.
Em março deste ano, pacientes do Hospital de Base relataram falta de alimentos na unidade de saúde Eles falaram na ocasião que não havia comida para distribuição no horário do lanche e jantar. O que causou a situação foi a falta de insumos.
E dois meses antes os funcionários do setor de alimentação entraram de greve por causa de atraso nos salários. Estima-se que mais de 800 pessoas tenham ficado sem as refeições por conta do movimento.