Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: A vacinação dos trabalhadores da educação que atuam no ensino fundamental estava programada para começar nesta quinta-feira (10), mas, a Prefeitura de Porto Velho anunciou na noite de quarta-feira(9) que decidiu adiar, porque há vários trabalhadores da educação de creche e pré-escola que ainda não foram vacinados.
A Secretaria Municipal de Saúde da capital informou que nos próximos dias vai iniciar a imunização dos trabalhadores da educação do ensino fundamental,
Por enquanto, segue no Campus I da Uniron a vacinação dos trabalhadores de creches e escolas pré-primário, das 9h às 16h.
Para receber a vacina é preciso ter feito o cadastro no aplicativo SASI e também apresentar o documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino, de preferência o contra-cheque, onde aparecem os dados do local de trabalho.
Trabalhadores portuários e aeroportuários também serão atendidos no mesmo local com a vacina contra a Covid-19. Este trabalho, iniciado na última semana, é realizado pelas equipes itinerantes mediante relações nominais encaminhadas pelo aeroporto e portos de Porto Velho.
A imunização de idosos com mais de 60 anos contra Covid-19 continua aberta e sem a necessidade de agendamento. Quem ainda não tomou a primeira dose ou já pode receber a segunda dose, deve também procurar o Campus I da Faculdade Uniron, das 9h às 16h com os documentos pessoais em mãos.
A vacinação de trabalhadores da saúde continua suspensa em Porto Velho. O município aguarda que o Ministério da Saúde encaminhe doses especificamente para este público, o que não tem ocorrido.
A vacinação de grávidas e puérperas, com e sem comorbidades, está sendo realizada de segunda à sexta-feira no Centro Integrado Materno Infantil, que fica ao lado da Maternidade Municipal de Porto Velho, na Rua Venezuela, 2350.
Lembrando que atualmente não está mais sendo exigida a apresentação de recomendação médica para este tipo de vacinação.
A Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) também anunciou que as pessoas portadoras de comorbidades com mais de 18 anos, devem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até sábado (12). A partir da próxima semana, novos grupos serão atendidos.
Pessoas com comorbidades, renais crônicos, Síndrome de Down, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, e pessoas com deficiência permanente com idade superior a 18 anos, que ainda não receberam o imunizante, devem baixar o aplicativo SASI e fazer o cadastro para receber a vacina.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a comprovação da comorbidade é obrigatória e deve ser feita no ato da vacina. Por isso, é necessário ter em mãos receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, ou outros documentos comprobatórios. É preciso levar o documento original e uma cópia, que será retida pelos profissionais vacinadores.
Segundo a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, o prazo para concluir a imunização do grupo de pessoas com comorbidade foi definido em reunião da Comissão de Imunização e se deu em virtude da secretaria ter imunizado 130% do total estipulado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 23.300 pessoas com doenças pré-existentes tomaram a primeira dose da vacina.
Outro pronto apontado pela comissão para o encerramento do atendimento a pessoas com comorbidades é a necessidade de ampliar a imunização para novos grupos prioritários, como os trabalhadores da educação do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante.