Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 3 de julho de 2025
Um dos principais estudos conduzidos até hoje sobre a via de transmissão de doenças respiratórias concluiu que o coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, dissemina-se principalmente por meio de aerossóis — partículas com menos de 5 μm (micrômetros) que podem viajar a mais de 1 m de distância e serem inaladas — em ambientes fechados e compartilhados por mais pessoas.
O trabalho, publicado na revista Science, foi realizado por pesquisadores de Taiwan, Estados Unidos e Israel, e buscou identificar da forma mais clara como o SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios se propagam.
Eles observaram uma semelhança na transmissão do vírus causador da covid-19 com outros patógenos, como o vírus do sarampo, influenza e os rinovírus causadores do resfriado comum.
Desde o início da pandemia, sempre se falou que o SARS-CoV-2 era transmitido por gotículas — partículas com tamanho superior a 100 μm e que não vão além de 1 m de distância e nem podem ser inaladas — ou por fômites, que são superfícies contaminadas.
Mas, com a revisão de diversos trabalhos anteriores e novos testes, os pesquisadores entenderam que a transmissão aérea por meio de aerossóis é a rota mais provável.