• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 5 de julho de 2025

Mulher que só descobriu gravidez aos 7 meses dá à luz bebê de quase 6 kg no Pará

Cirurgia mobilizou 8 profissionais da obstetrícia do HMS. Mãe fez apenas dois meses de pré-natal.


G1

Publicada em: 01/10/2021 17:47:51 - Atualizado


BRASIL - Dois cirurgiões obstétricos precisaram trabalhar juntos em uma cesárea para trazer ao mundo com toda a segurança um "superbebê" na manhã de quinta-feira (29), no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do Pará.

Tales Pereira Ferreira pesou 5,660 kg e mediu 62 centímetros. O bebê é o 5º filho de Lidiane Pereira Ferreira. Ela já é mãe de outras quatro crianças e segundo ela, os outros filhos nasceram com peso entre 4 e 5 quilos, todos de parto normal.

Lidiane fez apenas dois meses pré-natal na quinta gestação e nem imaginava que o bebê pudesse ter crescido tanto dentro do ventre, apesar do quarto filho, o Gabriel, ter pesado 5 kg.

“Descobri que estava grávida aos 7 meses. Eu era uma gorda normal e a barriga da gestação não aparecia. Eu não tinha enjoo e estava menstruando todos os meses. Quando fui no posto de saúde e fazer um exame veio a primeira surpresa: eu estava grávida. Já comecei o pré-natal dos 8 para os 9 meses, mesmo assim eu continuava menstruando. Tales era um bebê que não mexia muito, não chutava. A barriga só apareceu depois que eu descobri que estava grávida", contou Lidiane.

Foi só após dar entrada no Hospital Municipal, já em trabalho de parto, que Lidiane soube que o bebê estava com peso acima da média e que um parto normal seria arriscado.

"Eu nunca imaginei que iria ter um bebê tão grandão como o Tales. Só no hospital eu soube que o bebê era muito grande e que um parto normal poderia ter complicações. Então o médico perguntou se eu aceitaria fazer a cesárea e eu aceitei, pra não ter risco pra mim e nem para o bebê. Eu olho pra ele e acho lindo, mas a ficha parece que ainda não caiu. É um bebê enorme”, disse Lidiane.

De acordo com a médica obstetra Leiliane Almeida, Tales é o que obstetrícia chama de bebê macrossômico, ou seja, acima da curva em relação ao peso, considerando a idade gestacional. A gestação de Lidiane, mãe de Tales, já estava com 40 semanas e 1 dia. Quando nasce um bebê macrossômico, os cuidados devem ser redobrados em razão de riscos devido ao peso elevado.

Ainda de acordo com a obstetra, o primeiro risco é fazer desconforto respiratório e o segundo é a hipoglicemia. Quando a mãe tem diabetes gestacional, por exemplo, o bebê recebe alta carga de glicose e quando o cordão umbilical é cortado essa transferência cessa, o que pode causar uma hipoglicemia que é a queda acentuada de açúcar no sangue.


Fale conosco