Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de dezembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - O MDB, que já foi uma das forças políticas mais potentes de Rondônia, terá de encarar um ano eleitoral diferente na capital do Estado. A mudança ocorre com a saída de antigas lideranças do diretório municipal e o surgimento de novos rostos, após a eleição do novo comando partidário realizada nesta última semana.
A vitória de Luciano Valério como novo presidente da legenda em Porto Velho desbancou Williames Pimentel, nome que controlou o MDB por décadas e que integra a base de caciques estaduais, como o senador Confúcio Moura.
A derrota de Pimentel representa uma demonstração clara do desejo de renovação por parte dos emedebistas porto-velhenses, especialmente diante do desempenho vexatório do partido na eleição de 2024. Na ocasião, o MDB não conseguiu eleger nenhum vereador e tampouco apresentou candidatos com votação minimamente expressiva.
Dessa forma, Pimentel pode estar se despedindo de maneira melancólica do comando do MDB. Mesmo contando com recursos, estrutura partidária e o controle do diretório municipal, não conseguiu se eleger em nenhuma das duas tentativas recentes: uma para a Prefeitura de Porto Velho e outra para a Assembleia Legislativa de Rondônia.
Considerado um neófito na política partidária, Luciano Valério surge como uma incógnita. Ainda não é possível prever como será sua gestão à frente do diretório municipal de um partido que, apesar de enfraquecido, mantém uma estrutura robusta em Porto Velho e ainda pode influenciar decisivamente os rumos de uma eleição.