• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Audiência na ALE busca criar posto alfandegário em Costa Marques

Uma audiência com representantes brasileiros e bolivianos aconteceu para viabilização de posto alfandegário e balsa em Costa Marques...


redaçao

Publicada em: 25/10/2021 18:19:25 - Atualizado

PORTO VELHO – RO - Uma audiência com representantes brasileiros e bolivianos na Sede do Poder Legislativo de Rondônia, aconteceu nesta segunda-feira, 25, para tratar de integração e comércio em ambas microrregiões de Guajará-mirim e Costa Marques.

Representantes de várias associações comerciais, empresários, e políticos, tanto do país vizinho e líderes regionais discutem a viabilidade de um posto alfandegário que atenda as 24 horas, inclusive, com plantões. “Será muito importante para estabelecer um vínculo comercial bilateral, e aproveitar os preços das exportações como ser de sal, ureia, e insumos, agropecuários”, destacou César Cassol, empresário do ramo do calcário, que investe pesado na integração comercial naquela região tanto na fronteira do Vale do Guaporé, como na fronteira no vale do Rio Mamoré na divisa de Guajará Mirim e sua homônima cidade, Guayaramerin, no departamento do Beni, na Bolívia.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, (Republicanos), destacou a importância de estender os laços com “los Hermanos bolivianos”, e lembrou de obras como a construção da ponte unindo a cidade da Pérola do Mamoré, com a cidade boliviana de Guayaramerim como uma dívida histórica que deve ser efetivada de uma vez. “São mais de R$ 300 milhões de investimentos”, apontou o deputado.

Representantes da comunidade boliviana também manifestaram muito interesse em garantir que o posto alfandegário funcione o mais rápido possível, tendo em vista que o momento econômico favorável para o comercio. A senadora boliviana, Cecilia Ibañez, disse que “vários produtos manufaturados e pré-faturados podem ser escoados pelos dois corredores de exportação”, também explicou que Rondônia pode sair muito beneficiada com mercadorias de qualidade e de bom preço.

O deputado Federal, Alex Mosquini, se mostra entusiasmado, pois antes o estado dependia de muitos produtos que tinham que vir de muitos lugares distantes em regiões na costa leste do Brasil, o que encarecia, somente no quesito transporte todo produto que chega a região.

Aproveitou-se também a ocasião para definir a instalação de balsas que serão feitas no tempo mais curto possível, tendo em vista a necessidade para a ligação mais fácil entre Costa Marques e Buena Vista, no outro lado boliviano.


Fale conosco