Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Os dois militares, um tenente e um sargento, foram detidos por uma patrulha fronteiriça turca perto da povoação grega de Kastanies, a cerca de cinco quilómetros da cidade turca de Edirne.
A linha de fronteira não está claramente definida, escreve a agência de notícias espanhola Efe, e encontra-se no meio de bosques e terrenos agrícolas nesta zona.
As forças armadas gregas argumentam que os dois soldados perderam-se por causa do nevoeiro e acabaram por entrar em território turco, mas as autoridades da Turquia mantiveram a detenção e entregaram-nos às autoridades de Edirne, onde foram confiscadas as armas e os telemóveis.
Os detidos são acusados de "entrar numa zona militar proibida" e de "tentativa de espionagem militar".
De acordo com os meios de comunicação gregos citados pelo diário turco Hurriyet, no passado este tipo de incidentes foi resolvido de forma rápida através de contactos entre os dois países, mas agora a imprensa grega noticia que há o receio de Ancara manter a detenção dos dois soldados e propor uma troca com os oito soldados turcos refugiados na Grécia desde o golpe de Estado falhado de julho de 2016.