Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RONDÔNIA - No Programa A voz do povo, da Rádio Caiari FM, 103,1, de segunda-feira (08/11), apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o entrevistado foi o também jornalista e médico, Rocco Eduardo Roca. Na pauta, vários assuntos da ordem do dia como: segurança pública, educação, saúde, e também a questão política rondoniense.
Politica
Questionado sobre as eleições do ano que vem, Rocco Eduardo explicou que os políticos já não são mais como antigamente, que tinham posicionamento bem claro, em relação as candidaturas. Para Rocco, hoje, os pretensos candidatos tergiversam na hora de afirmar que se vão ou não entrar na disputa. “Eles têm receio de antecipar para evitar desgaste e esperam até o último minuto para falar abertamente de suas pretensões. Preferem ficar em cima do muro”, completou.
Sobre a questão de nomes que podem ser colocados em pauta para possível embate ao governo do Estado, Rocco citou o do atual governador Marcos Rocha (União Brasil), que vem para a reeleição, e, também, o prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB), como os mais fortes nesta contenda.
Foram lembrados também nessa lista, o deputado federal Leo Moraes (PODEMOS), os ex-governadores, Confúcio Moura (MDB), e Daniel Pereira (Solidariedade). Neste particular, o nome do ex-governador Ivo Cassol-Pl surgiu como possibilidade, depois do afrouxamento da lei da improbidade administrativa, e do senador Marcos Rogério-DEM, que aparece bem cotado, segundo o profissional de imprensa.
O jornalista acredita que as eleições do ano que vem serão as mais disputadas dos últimos anos, tanto em âmbito regional, como nacional. Perguntado, sobre o pleito para Presidente da República, como estaria vendo a entrada do ex-ministro Sérgio Moro, como candidato, e uma possível terceira via, respondeu:.
"Pode significar uma formidável alternativa, tendo em vista que vai criar uma nova tendência, que evitaria uma polarização entre os candidatos (Bolsonaro e Lula).
A chegada de Moro, pode até não significar a pulverização de votos, porque seria muito apressado dizer que o ex juiz realmente tenha chances, mas será um teste de seu prestígio depois da Operação Lavajato.
Sobre Segurança pública
Sobre o tema, Rocco acredita que a criação de novas forças de combate a criminalidade estão sendo projetadas, dentre elas a guarda municipal citada inclusive durante entrevista a A Voz do Povo, feita com o deputado federal, Léo Moraes.