• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 12 de julho de 2025

Fazenda em Rondônia é destaque nacional de preservação ambiental

Fazenda já ganhou certificação máxima pelo modelo de sustentabilidade. Preservação ambiental e recursos humanos são preocupações...


REDAÇÃO / Com informações do G1RO

Publicada em: 20/11/2021 10:28:33 - Atualizado

PORTO VELHO – RO - Uma fazenda em Machadinho do Oeste, Zona Central de Rondônia, a 350 quilômetros da capital, é referência nacional de preservação ambiental e têm certificação máxima de sustentabilidade, ou seja, é um lugar onde efetivamente existe preservação ambiental, preocupação com os recursos humanos e exploração consciente dos recursos naturais.

A propriedade que tem 1,6 mil hectares de terra, desenvolve basicamente a atividade da pecuária, particularmente, como ponto fundamental do agro, mais também estão trabalhando com lavoura, na plantação de insumos para a própria fazenda e seus trabalhadores, e também estão com a exploração sustentável da floresta naquele latifúndio.

A propriedade que é particular é de cunho familiar existe há mais de 25 anos, mas é nessa última década, que todo o estilo e produção se modernizou optando pelo sistema sustentável, com produção totalmente, nos parâmetros ecológicos, e de preservação do ambiente.

Sustentabilidade 

Nada se queima. A renovação da pastagem é feita com técnicas de reaproveitamento de solo, com trator, calcário e adubação. O pasto verdinho plantado, e semeado, é alimento para 830 cabeças de gado de corte, a maioria nelore. Por toda a propriedade, não se vê lixo no chão e a coleta é seletiva.

Nada é desperdiçado, até o óleo queimado das máquinas agrícolas é guardado em tonéis e usado para pintar postes de madeira e porteiras e para lubrificar motoserras. Os vasilhames dos agrotóxicos também são separados, para proteger de possível contaminação.

Plantio de árvores 

A fazenda tem o maior plantio individual de castanheira do país. São 11 mil pés. A plantação é registrada na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental, o que dá legalidade para o corte das árvores no futuro. Mas essa não é a intenção. A intenção é explorar a castanha.

Da área total da fazenda, 249 hectares são Áreas de Preservação Permanente, respeitadas, com uma cerca impedindo que o gado avance na APP, ou seja, estão criando um próprio bioma, dentro de um fazendo que produz, anualmente, semanalmente e diariamente.

Reflorestamento 

Ao todo, 58 hectares da propriedade são destinados ao reflorestamento. Além da castanheira, outra árvore usada é a teca, considerada nobre por ser matéria-prima na fabricação de móveis finos e na indústria naval.

O dono da fazenda, Giocondo Vale, destaca que o lugar tem apenas sete funcionários, que são chamados parceiros, porque também participam das decisões fundamentais do negócio. Tudo é normatizado e decidido em grupo através de uma reunião por semana.

Boas Práticas Pecuárias 

Há um ano, o proprietário informou que faz parte do Programa de Boas Práticas Pecuárias para Gado de Corte (BPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um conjunto de normas e procedimentos que garantem a rentabilidade, a sustentabilidade e a competitividade.

Com a orientação de técnicos e a supervisão da Embrapa, sistematizou a propriedade, melhorando o que precisava e estabelecendo metas a ser cumpridas.

Embrapa, parcerias 

No primeiro ano, a fazenda já recebeu o certificado ouro da Embrapa, título máximo que apenas 10 produtores rurais do país ganharam desde 2011. Isso significa que a propriedade atendeu 100% dos itens obrigatórios nos 12 pontos críticos que fazem parte do programa.

A fazenda é a única que participa do BPA em Rondônia, uma das ferramentas que ajudam na exportação de carne. Rondônia exporta para 31 países.


Fale conosco