Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
O prazo para a regularização do título eleitoral encerra no dia 9 de maio. Em Ji-Paraná (RO), Região Central, cerca de 17 mil pessoas estão com os títulos cancelados e, além de não poder votar nas eleições que acontecem em outubro, podem ser impedidos de assumir cargo público, tirar passaporte ou se matricular em universidades públicas.
De acordo com dados do Fórum Eleitoral, mais de 84 mil eleitores estão aptos para participar das eleições neste ano. Porém, cerca de 17 mil títulos estão cancelados e aproximadamente mil suspensos, que precisam ser regularizados.
Segundo o técnico judiciário, Osmaldo Rezende, cerca de 130 atendimentos são realizados diariamente. A orientação é que quem ainda não regularizou, vá até o fórum o quanto antes e veja a situação atual.
Em alguns casos, o eleitor terá que pagar uma multa para regularizar a situação. Para ser atendido no Fórum, é necessário levar identidade e título eleitoral em mãos. Não é necessário o comprovante de endereço, mas é preciso saber o endereço completo.
Rezende explica que depois do vencimento do prazo, após o dia 9 de maio, o título só poderá ser regularizado após o 2° turno das eleições. Caso, durante o período de maio a novembro, a pessoa precise assumir concurso, se matricular em universidades públicas ou tirar passaporte, deverá enfrentar dificuldades.
“Ela vai estar irregular e não conseguirá se regularizar com facilidade. O sistema só volta para a regularização depois de novembro. A pessoa pode tentar pela justiça, mas terá problemas para conseguir”, explica, Rezende.