Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
RONDÔNIA - Em mais uma Operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Polícia Militar, em seis municípios do Estado, totalizando neste último final de semana 12 blitz, distribuídas nas cidades de Porto Velho, Cacoal, Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura.
No período, foram abordados 2.094 veículo automotores e lavrados 442 autos de infrações de trânsito, a maioria deles alusivos à embriaguez: 146 autos de infrações, sendo que 55 deles foram presos por embriaguez, crime previsto no Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei Federal nº 9.503/1997): "conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência". Todos nesta condição foram apresentados à delegacia de polícia.
Capital
Em Porto Velho, foram registrados os maiores números considerando que o município é o mais populoso e o que possui a maior frota de Rondônia: 309.429 veículos automotores registrados até dezembro/2022, isto é, 27,19% dos 1.137.740 veículos registrados junto ao Detran (RO). Em duas ações da Operação Lei Seca realizadas em Porto Velho (sexta e sábado), foram abordados 400 veículos e lavrados 87 autos de infrações de trânsito, sendo 43 relacionados à alcoolemia, dos quais 19 deles também incorreram no crime de embriaguez na direção, tendo sido conduzidos à Divisão de Flagrantes da Capital.
Na blitz realizada em Porto Velho na sexta-feira, o condutor que apresentou o maior índice de alcoolemia no dia (0,86mg de álcool por litro de ar expelido) portava uma arma de fogo de fabricação caseira, outro condutor foi flagrado com a posse de um veículo com restrição de roubo/furto, e apesar de registrado negativo para alcoolemia o mesmo apresentava notórios sintomas de estar sob efeito de substância psicoativa. Tanto a arma artesanal quanto o veículo produto de roubo/furto foram apresentados à autoridade policial com seus respectivos portadores.