Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 20 de maio de 2025
PORTO VELHO-RO: O presidente do Sistema FAPERON/SENAR, Hélio Dias, participou na noite desta quinta-feira (15) da abertura oficial do 1º Seminário de Agronegócio, uma iniciativa da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O evento, realizado no auditório do TJRO, em Porto Velho, reuniu ministros, desembargadores, magistrados, especialistas e representantes de instituições para debater o cenário jurídico do agronegócio, as questões ambientais e os desafios para soluções sustentáveis.
Na mesa de abertura estiveram presentes o diretor da Emeron e presidente da sessão, desembargador Alexandre Miguel; o desembargador Raduan Miguel Filho; o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo; o presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira; e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias.
A programação da noite contou com a palestra magna “Globalização e Disputas Comerciais Internacionais”, ministrada pelo advogado e consultor Werner Grau. A mediação dos trabalhos foi conduzida pelo especialista em insolvência e presidente do Instituto Brasileiro de Administração Judicial (IBAJUD), Breno Miranda.
Durante sua fala, o presidente Hélio Dias destacou a relevância da iniciativa do Judiciário rondoniense ao promover um espaço de diálogo sobre os principais temas que impactam o setor agropecuário. “É de extrema importância termos um Tribunal de Justiça, com seus magistrados, debatendo questões que envolvem o fortalecimento da agricultura familiar e da agricultura comercial em Rondônia. Para quem está na cidade pode parecer simples, mas a vida no campo exige muito esforço, especialmente diante de desafios como a logística, as intempéries climáticas, a falta de insumos, de tecnologia e apoio adequado”, ressaltou.
Hélio Dias também pontuou que, apesar das dificuldades, o setor agropecuário de Rondônia avançou de forma significativa nos últimos anos. “O agro do nosso estado deu um salto tecnológico e se fortaleceu não apenas nos grãos, mas também em culturas permanentes, que geram renda para milhares de produtores”, afirmou.
Ao final de sua participação, o presidente do Sistema FAPERON/SENAR colocou a entidade à disposição do TJRO e da OAB/RO para ampliar o diálogo sobre temas cruciais como regularização fundiária e embargos ambientais. “Acredito que com parcerias podemos nos fortalecer e encontrar soluções viáveis, sempre buscando o equilíbrio entre produção e sustentabilidade”, concluiu.
A programação do seminário continua nesta sexta-feira, 16 de maio, com uma série de palestras ministradas por especialistas, abordando temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Rondônia.