Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 4 de setembro de 2025
RONDÔNIA - Na manhã desta segunda-feira, 1º, de setembro, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou uma reunião estratégica com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do setor produtivo, da academia e de órgãos governamentais, com o objetivo de validar o Mapa Estratégico da Indústria de Rondônia para o período de 2025 a 2032.
Participaram do encontro a equipe da Gerência de Estratégia e Competitividade da CNI, Maitê Sarmet e Luiza Tacca, além do consultor da Confederação, Rodrigo Souza. A iniciativa integra a agenda nacional da indústria brasileira e tem como propósito identificar os fatores que impactam diretamente a competitividade do setor, orientando a atuação da indústria brasileira na próxima década.
Durante a reunião, foram apresentados os fatores-chave da competitividade industrial brasileira, que envolvem temas como ambiente de negócios, ambiente econômico, baixo carbono e uso de recursos naturais, comércio e integração internacional, desenvolvimento humano e trabalho, desenvolvimento produtivo, tecnologia e inovação, infraestrutura e educação. Esses temas estão organizados com objetivos claros e indicadores estratégicos, que servirão de base para o planejamento das ações do setor industrial nos próximos anos.
Segundo o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, o Mapa Estratégico representa a maturidade da indústria em conceber uma agenda integrada às reais necessidades do setor. “A validação do Mapa Estratégico da Indústria é um passo essencial para que possamos transformar os desafios enfrentados por Rondônia em oportunidades de crescimento. Este documento consolida uma pauta estruturada e técnica, que orientará a atuação da FIERO junto ao poder público e à sociedade, com foco no desenvolvimento sustentável, na competitividade do setor produtivo e na melhoria do ambiente de negócios. Acreditamos que Rondônia tem um papel estratégico no contexto regional e nacional, e a indústria é protagonista nesse processo.”
Para a gerente de Estratégia e Competitividade da CNI, Maitê Sarmet, o encontro marcou um avanço importante na consolidação da proposta final do documento.
“A reunião de hoje foi um passo importante para a validação da versão final do Mapa Estratégico da Indústria de Rondônia, um documento que pode nortear a atuação da federação e que reúne iniciativas voltadas à competitividade da indústria rondoniense. A partir da lista com mais de 140 iniciativas mapeadas ao longo do projeto, a Federação pode compor uma pauta mínima de ações que precisa defender e acompanhar. Além disso, pode selecionar propostas para os candidatos à eleição do governo em 2026.”
Em Rondônia, a construção do documento assume papel fundamental diante de desafios históricos, como os gargalos logísticos, a ausência de infraestrutura adequada e a necessidade de qualificação da mão de obra. O Mapa Estratégico será utilizado como instrumento de diálogo com o poder público, reunindo uma pauta mínima com as principais demandas da indústria local, com foco no desenvolvimento sustentável do setor produtivo e do estado.
Entre os assuntos considerados prioritários pela FIERO estão o acompanhamento da construção da ponte binacional entre Brasil e Bolívia, a concessão e operação da Hidrovia do Rio Madeira, a ampliação da malha aérea regional com mais ofertas de voos, a criação de uma área alfandegária no Aeroporto Internacional de Porto Velho, a melhoria da estrutura de armazenamento de grãos no estado, o fortalecimento do projeto Expresso Porto e a universalização do saneamento básico em todas as regiões de Rondônia.
A elaboração do Mapa Estratégico contou com o apoio técnico do Observatório da Indústria de Rondônia, que coordenou uma série de reuniões entre os dias 7 e 10 de agosto com lideranças indicadas pela FIERO. Após sua finalização, o documento ficará disponível para consulta no portal do Observatório, servindo como referência para estudos, análises e decisões estratégicas voltadas ao fortalecimento da indústria de Rondônia.