• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

Servidores são afastados por suspeita de corrupção na prefeitura de Cacoal

Segundo informações, o esquema envolvia a cobrança de subornos para facilitar a emissão de licenças de construção...


Redação

Publicada em: 26/07/2024 16:15:03 - Atualizado

Foto: Polícia Civil/Divulgação

CACOAL: Nesta sexta-feira (26), a Polícia Civil de Rondônia, através da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), realizou a operação Caríbdis, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo funcionários públicos da cidade de Cacoal.

A operação culminou na execução de cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e na sede da Prefeitura de Cacoal, especificamente na Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN). Além disso, três servidores foram afastados de suas funções como medida cautelar.

As investigações, iniciadas este ano, indicam a prática de crimes como associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, e crimes funcionais contra a ordem tributária. 

Segundo informações, o esquema envolvia a cobrança de subornos para facilitar a emissão de licenças de construção e a manipulação de avaliações de imóveis, com o objetivo de reduzir o valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para terceiros interessados.

Durante as buscas, foram apreendidos documentos, computadores e celulares, que serão analisados pela Polícia Civil. A operação contou com o apoio do Ministério Público de Rondônia, da Delegacia Regional de Polícia de Cacoal, da Gerência de Administração e Finanças da Polícia Civil, e do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

O nome da operação, Caríbdis, faz referência ao monstro marinho da mitologia grega que criava turbilhões para destruir navios no estreito de Messina, na Itália. Na mitologia, Caríbdis era conhecida por sugar e destruir tudo ao seu redor de maneira feroz.


Fale conosco