Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de outubro de 2024
Com o objetivo de promover a reintegração por meio da educação no estado, o governo de Rondônia realizou a cerimônia de encerramento do curso de Costura Industrial de Maquina Reta e Overloque. O evento, que certificou nove reintegrandas do regime fechado, aconteceu na quinta-feira (5), na Penitenciária Feminina de Vilhena.
O projeto foi realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A capacitação ocorreu entre os dias 18 de junho e 2 de agosto, com uma carga horária de 160 horas, ministradas em sua totalidade pela instrutora Nivea Louize Martins do Carmo Silva, profissional em Corte e Costura Industrial, consultora de imagem e graduanda de Design de Moda.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos da gestão em projetos de reintegração e capacitação profissional, para as pessoas reclusas de liberdade, ocorrem com o propósito de possibilitar um caminho digno a ser seguido, de forma a garantir o próprio sustento após o cumprimento de pena.
REINSERÇÃO SOCIAL
Durante a duração do curso, foram produzidas peças de roupas que serão entregues às apenadas após o cumprimento de pena, a fim de que possuam produtos para venda ou mesmo para o próprio uso. Uniformes para as unidades prisionais também foram confeccionados e serão disponibilizados para utilização dos internos.
Com os novos maquinários doados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o objetivo é obter o aprimoramento na qualidade dos serviços ofertados e possibilitar um maior número de confecções. Segundo a diretora da Penitenciária Feminina de Vilhena, Cristiane Garcia, a doação proporcionará o aumento do número de produtos confeccionados, assim como influenciará na qualidade destes, agregando valor para venda e maior durabilidade dos uniformes e peças de roupa.
INCENTIVO
Nos próximos meses, o foco da coordenadoria do projeto está direcionado à busca por parcerias em malharias da cidade, visando a contratação das alunas certificadas, para que possam realizar suas demandas dentro da unidades, objetivando a aquisição de experiência necessária para atuação na nova profissão no pós-cumprimento de pena.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, o cronograma de cursos para reintegração em Vilhena deve permanecer acontecendo durante todo o restante do ano de 2024, conforme previsto na agenda de projetos do governo de Rondônia, ao mesmo tempo em que a Secretaria busca novos parceiros para agregar e trazer maior qualidade aos treinamentos e capacitações ofertados.