Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de outubro de 2024
PORTO VELHO, RO: Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Donum Vanitatis, em Guajará-Mirim, com o objetivo de investigar uma série de homicídios relacionados à disputa entre facções criminosas na região. A ação é resultado de meses de investigação que buscavam elucidar cinco assassinatos e quatro tentativas de homicídio.
As investigações começaram após o assassinato de G. da S. N., ocorrido em março de 2024. Durante a operação, foram presos vários integrantes da facção criminosa e apreendidas armas que, após exames balísticos, foram ligadas não apenas ao crime de G. da S. N., mas também aos assassinatos de F. F. D. e P. H. de O. D., ambos membros de uma facção rival.
Mesmo com as prisões anteriores, novos crimes ocorreram, incluindo os assassinatos de J. L. C. e C. S. S., executados com tiros à queima-roupa no rosto.
E. do N., conhecido como "Tchooze", apontado como vice-líder da facção, foi identificado como o responsável por uma série de crimes, incluindo um ataque brutal a um homem de 65 anos na zona rural do bairro Comara. Na operação desta sexta-feira, "Tchooze" foi localizado portando duas pistolas e tentou usar um bebê de 16 meses como escudo humano para resistir à prisão. Ele ainda tentou descartar as armas jogando-as no vaso sanitário, mas foi detido em flagrante. A criança foi resgatada em segurança.
A Polícia Civil segue investigando o caso para desmantelar o restante da organização criminosa e coibir novos ataques na região.