Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 30 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Cerca de 30 pessoas que atuam nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Alto Paraíso e de Ariquemes, além da Santa Marcelina e também mães atípicas, participaram do curso Desenvolvimento, Interação e Relacionamento Floortime, ofertado para melhorar o atendimento das crianças, adolescentes e adultos.
O curso foi realizado nos dias 22 e 23 na Apae de Alto Paraíso e no dia 24, na Apae em Ariquemes. Esse curso integra o programa Cidadania Plena, conduzido pelo Instituto Federal de Rondônia, (Ifro), que recebeu investimento de R$ 5 milhões da deputada federal Sílvia Cristina, garantindo apoio para 33 instituições de Rondônia, que atuam no fortalecimento da agricultura, na educação, na saúde, no social, no esporte e cultura.
Neste final de semana, é a vez de as Apaes da região de Ji-Paraná receberem o curso Desenvolvimento, Interação e Relacionamento Floortime, que deve atender várias pessoas com essa capacitação.
MAIS APOIO
Entre as entidades que estão contempladas com recursos via Cidadania Plena, estão as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO), creches, lar de idosos, que atuam com dependentes químicos, associações rurais, associações esportivas ligadas às artes marciais como o karatê, entre outras.
O projeto também atende entidades como as Apaes, o AMA-RO, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Também vai possibilitar o repasse para a compra de implementos agrícolas para associações rurais e apoio às entidades ligadas ao esporte, cultura e o social.
Outra inovação é a oferta de cursos da ABA, que são essenciais para os profissionais das Apaes e que atuam com pessoas do transtorno do espectro autista.