Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
ARIQUEMES, RO - O problema da falta de médico no Hemocentro de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, que já prejudicava o atendimento na coleta de sangue se tornou mais grave desde a última semana.
A unidade possuía dois médicos e a saída de um deles acarretou na redução dos dias de atendimento, que passou a ser três vezes por semana.
Mas desde o último dia 15 de janeiro, o médico que atuava no local saiu de férias e as coletas de sangue foram suspensas.
De acordo com o diretor do Hemocentro de Ariquemes, Luis Garcia, todas as providências já foram tomadas junto ao hemocentro coordenador para tentar solucionar o problema.
“Comunicamos este fato à coordenação geral e eles estão tentando resolver esse impasse em nível de Secretaria Estadual da Saúde [Sesau]. Mas infelizmente, até lá, a gente passará por uma fase um pouco difícil em virtude de não ter a presença do médico e não poder fazer coletas de sangue”, disse Garcia.
Segundo a direção do hemocentro local até os doadores fidelizados entenderam a atual situação e se solidarizaram.
Apesar do problema, Luis Garcia revelou que o estoque de sangue no município ainda apresenta uma boa quantidade.
“Nessas duas últimas semanas de janeiro vamos passar por esse aperto, mas o nosso estoque está bom e ainda está garantindo a demanda. Estamos aguardando a chegar de um médico, ou qualquer coisa, pedir a ajuda do hemocentro coordenador, em Porto Velho”.
Conforme a direção do hemocentro, um relatório com a solicitação para a contratação de um novo médico para atender em Ariquemes já foi enviado para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que devem viabilizar um novo profissional em breve.