Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
A prefeitura de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, divulgou nesta semana, um edital de manifestação de interesse, que avaliará os estudos técnicos e de modelagem de projetos para a possível implantação de transporte coletivo urbano, na modalidade de concessão.
Segundo o edital, o Procedimento de Manifestação de interesse (PMI) tem o propósito de colher modelos de negócios e de exploração comercial, modelagem de rotas, implantação de projeto para adequação viária, construção de pontos de parada e implantação de sinalização, entre outros.
De acordo com a prefeitura, as empresas interessadas têm até o dia 7 de junho para se cadastrarem. O edital com a ficha de inscrição está disponível no portal eletrônico do município.
O PMI é um instrumento da administração pública para obter estudos da iniciativa privada, que sirvam como base para estruturação de concessões, parcerias público-privadas e outras modalidades.
Consta no edital que os interessados em implantar o transporte terão remuneração oriunda exclusivamente pela tarifa paga pelo usuário e venda de espaços publicitários em veículos e pontos de parada, sem previsão de contraprestação pecuniária ou aportes de recursos da prefeitura.
De acordo com o secretário de governo, Ricardo Rodrigues, esse PMI trata-se de um chamamento público, para que interessados em apresentar os estudos e projetos de viabilidade econômica de modelagem do serviço possam se cadastrar para obter a autorização de desenvolver esses projetos.
“Apresentados os projetos e eles validados, será deflagrado um processo licitatório com ampla concorrência e participação para que o serviço seja concedido a empresa vencedora que apresentar a melhor proposta”, relatou.
Empresas deverão apresentar estudos e projetos para a implantação do transporte coletivo na cidade. — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
A falta de transporte coletivo urbano gera reclamações entre muitas pessoas no município. O serviço já chegou a existir, mas não existe na cidade desde a década de 90.
A Iraci Pereira, de 64 anos, mora em um bairro afastado do centro e quando precisa, faz o percurso de quase cinco quilômetros a pé ou por mototáxi. Para ela, o transporte coletivo faz muita falta.
“Seria ótimo, porque daria mais segurança pra gente que precisa enfrentar o trânsito, principalmente aos idosos”, analisou.
A Maria Teodoro possui problemas na coluna e não consegue se locomover através do serviço de mototáxi e ela acredita que o transporte coletivo seria viável no município.
“É uma grande necessidade para a população, porque a gente precisa desse transporte, pois às vezes, os valores são caros nas outras formas de transporte. Então, creio que os ônibus seriam bom para mim e para toda a população”, frisou.
De acordo com a prefeitura, as empresas interessadas têm até o dia 7 de junho para se cadastrarem. O edital com a ficha de inscrição está disponível no portal eletrônico do município.