Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
O prefeito de Ariquemes (RO), Thiago Flores, anunciou na noite desta quinta-feira (2) em uma transmissão ao vivo no Facebook a reabertura de parte do comércio da cidade. Segundo o prefeito, um novo decreto será publicado e a volta das atividades será realizada no dia 4 de abril.
Na transmissão, Thiago falou que estabelecimentos como salões de beleza, lojas de confecções e lava-jatos estão entre os comércios poderão voltar a abrir, mas que academias, parques e locais de entretenimento continuarão fechados.
“A liberação não vai ser imediata, não vai ser liberado todo tipo de comércio. Nós estamos saindo de uma reclusão absoluta e nós não podemos ir para uma liberdade plena. Nós passaremos por um processo de transição. Mas a grande maioria das atividades comerciais serão retomadas com algumas condicionantes, respeitando sempre as nossas autoridades sanitárias, que é quem de fato no momento deve regular o que a gente tem e o que não tem que fazer”, diz.
O decreto publicado pelo município em março suspendeu as atividades do comércio por 15 dias, e segundo o prefeito esse prazo não deve ser prorrogado.
“Em nenhum momento ao permitir que algumas atividades comerciais sejam retomadas nós vamos dizer que a pessoa tem que ter a vida normal de antes, de ir para as ruas, de ir para as festas, de ir para a balada. O Covid-19 veio nos mostrar que nós estaremos diante de uma nova realidade. Nós não teremos mais, pelo menos por enquanto, aquela vida de antes do Covid, é fato”, salienta.
Thiago Flores ainda disse que nas últimas duas semanas foi criada na cidade uma central para atendimento a casos de coronavírus e equipes médicas foram destinadas ao tratamento domiciliar de casos suspeitos ou confirmados da doença, entre outras ações.
“O decreto foi muito importante no momento em que ele foi publicado. E talvez, por conta dessa medida rápida, que nós não tenhamos hoje na cidade muitos casos suspeitos. O decreto e a conscientização da população de Ariquemes permitiu que nesses 15 dias nós pudéssemos entender o que está acontecendo e principalmente nos preparou para enfrentar essa doença. Ninguém está dizendo que a doença não vai chegar na cidade, mas tivemos tempo para nos fortalecer”, comenta.
Antes da reabertura do comércio, uma segunda etapa da higienização das ruas deve ser realizada na sexta-feira (3).