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porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
JARU, RONDÔNIA - A professora de Geografia na escola estadual Plácido de Castro em Jaru, Luciana Pardinho Santos foi selecionada como destaque na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Médio. A educadora jaruense concorreu com os projetos de todas as escolas estaduais e municipais do estado de Rondônia. O prêmio é organizado pelo Ministério da Educação e tem como objetivo premiar diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.
A professora jaruense inscreveu o projeto “Uso da tecnologia como ferramenta no estudo da realidade local” que foi desenvolvido com os alunos do 1° Ano do Ensino Médio. O projeto foi realizado com o objetivo de utilizar os recursos tecnológicos para despertar a consciência ambiental, bem como inferir conhecimentos inerentes aos impactos que as ações antrópicas estão causando sobre o meio ambiente e a partir dessas informações propor soluções aos graves problemas ambientais.
O projeto em questão fez parte de um trabalho realizado com todos os estudantes do Ensino Médio da escola Plácido de Castro. A culminância das ações ocorreu no Dia do Meio Ambiente de 2017, momento em que foi realizado um evento intitulado “Conectando as Pessoas à Natureza” sob orientação e coordenação das professoras Luciana Pardinho Santos, Richielly Fortunato, Eliane de Paula, Noélia de Brito Sena e Lucélia Lafuente. As atividades que contaram com o apoio imprescindível da equipe gestora da referida escola.
Os alunos foram extremamente participativos em todas as ações desenvolvidas, sendo que realizaram o levantamento de dados e informações inerentes ao tema proposto, realizando discussão em sala a partir dos problemas identificados, elaborando murais referentes à essas informações e posteriormente na culminância do evento realizaram a declamação de poemas, encenação de peças teatrais, apresentação de paródias musicais e apresentaram o “Jornal Racional”, que retratou as notícias do futuro, se os seres humanos continuarem degradando a natureza.
Alunos e profissionais da Escola Plácido de Castro consideraram o evento produtivo e relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Ambos ressaltam que houve grande interação entre os alunos, comprometimento em prol do mesmo objetivo, contribuição para melhor absorção dos temas propostos, compreensão efetiva acerca da relevância do trabalho desenvolvido e principalmente o despertar para o uso dos recursos tecnológicos na busca e obtenção de conhecimentos.
De acordo com a professora Luciana Pardinho Santos a prática realizada é somente uma pequena parte das ações desenvolvidas pela equipe da escola Plácido de Castro. A professora ressalta ainda que a inserção do uso de recursos tecnológicos em sala de aula contribuiu para despertar o interesse de vários estudantes e para melhor absorção dos conteúdos e acrescenta ainda que com o desenvolvimento dessas ações a referida escola está colaborando de forma efetiva para a formação de cidadãos reflexivos, críticos e participativos.