Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 10 de fevereiro de 2025
MUNDO: Investigadores federais revelaram que uma falha de comunicação entre os pilotos levou um jato intercontinental da United Airlines a realizar uma descida brusca até atingir apenas 228 metros da superfície do oceano Pacífico logo após a decolagem do Havaí, em dezembro. O caso foi classificado como incidente.
O órgão de transporte americano (National Transportation Safety Board — NTSB) informou por meio do relatório final que a tripulação não conseguiu controlar a direção vertical do avião, a velocidade no ar e a direção do nariz após a confusão entre o comandante e o copiloto. O voo foi realizado no último 18 de dezembro.
Após uma decolagem normal durante forte chuva no aeroporto de Kahului, na ilha de Maui , o comandante pediu ao copiloto, ou primeiro oficial, que reajustasse os flaps das asas. O copiloto ouviu "15 graus", quando na verdade a determinação do comandante foi de "5 graus", segundo o NTSB. Passageiros que viajam em assentos próximos às asas de uma aeronave provavelmente percebem que, instantes antes do pouso, abas são estendidas na parte posterior (bordo de fuga) das asas, tornando-as ainda maiores. Esses dispositivos são conhecidos como flaps, que atuam para a sustentação da aeronave.
Logo que os flaps foram acionados para 15 graus, os pilotos do Boeing 777-200 da United perceberam que o avião estava inclinado para baixo e acelerando.