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    porto velho, terça-feira 11 de fevereiro de 2025

Saiba por que a Ucrânia enfrenta tantos desafios para colocar jatos F-16 em combate

Existe um fornecimento imediato de peças sobressalentes; e o F-16 pode operar com uma variedade de sistemas de armas.


CNN

Publicada em: 29/08/2023 11:00:32 - Atualizado

MUNDO: Após meses de intenso lobby, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está entusiasmado com a próxima transferência de caças F-16 holandeses, noruegueses e dinamarqueses para a força aérea ucraniana.

Em muitos aspectos, o F-16 fabricado nos EUA é a plataforma ideal para os ucranianos. É multifuncional: pode fornecer cobertura aérea para tropas, atacar alvos terrestres, enfrentar aviões inimigos e interceptar mísseis. E está disponível: as forças aéreas europeias têm muitos F-16 e estão remanejando-os gradualmente.

Existe um fornecimento imediato de peças sobressalentes; e o F-16 pode operar com uma variedade de sistemas de armas.

A necessidade é urgente: a superioridade aérea russa, especialmente na frente sul, impediu o progresso da contraofensiva ucraniana e infligiu pesadas baixas às unidades ucranianas.

Com o armamento certo, os F-16 poderiam dissuadir os caças-bombardeiros russos de se aproximarem do campo de batalha.

Mas o momento em que os F-16 voarão em missões de combate está à mercê de muitas variáveis ​​– programas de treino que só agora estão se iniciando, instalação de infraestruturas de apoio, tipo de armamento utilizado.

Há um equilíbrio delicado entre a necessidade urgente de colocar o F-16 nas cores ucranianas e os preparativos completos necessários para aproveitar ao máximo a aeronave.

Depois, há a questão de quantos F-16 fariam diferença no campo de batalha. A Dinamarca, os Países Baixos e a Noruega comprometeram-se a fornecer à Ucrânia mais de 60 jatos, mas alguns terão de ser utilizados para treinamento e haverá um ciclo de manutenção.

O coronel Yurii Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, acredita que dois esquadrões, cada um com 12 aviões, começariam a virar o jogo.

Mas o F-16 nunca enfrentou as defesas aéreas russas no mundo real. É fundamental estabelecer o melhor papel possível para ele.

“A ideia dos F-16 sobrevoando as linhas de frente e quebrando o impasse simplesmente não é viável – é muito perigosa”, disse Mark Cancian, consultor sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. “As defesas aéreas russas são formidáveis.”

Treinamento rápido

Estão em curso programas de formação para os primeiros lotes de pilotos ucranianos – na Dinamarca, na Romênia e nos Estados Unidos. A Grécia também se ofereceu para treinar pilotos.

Isso levará mais tempo do que os três ou quatro meses sugeridos em alguns setores para pilotos que não têm experiência em pilotar aviões de combate ocidentais.

Primeiro, há uma grande diferença entre o treinamento básico (decolagem, voo, pouso) e a operação em modo de combate como parte de um grupo de aviões ao alcance das defesas aéreas russas bem entrincheiradas.

Um piloto de F-16 disse à publicação militar online “War Zone” que o avião é intuitivo. “Você liga, acelera, você vai e voa.”

“Mas para aprender a combatê-lo, para aprender a usar mísseis, levaremos cerca de seis meses”, reconheceu Ihnat.


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