Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 11 de fevereiro de 2025
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, nesta quarta-feira (20), que “os ricos não pagam impostos suficientes”.
Os dois líderes lançaram a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, iniciativa entre os dois países com o objetivo de promover o trabalho digno.
O documento ressalta que “os trabalhadores e seus sindicatos lutam pela proteção no local de trabalho, pela justiça na economia e pela democracia nas nossas sociedades”.
Biden destacou que seu governo tem sido classificado como o “mais pró-sindicato na história dos EUA”.
Lula disse que a parceria instala “uma mesa de negociação entre sindicato, governo e empresários” e também tanta construir “uma perspectiva de emprego decente nas plataformas que oferecem serviço precário”.
O presidente brasileiro também defendeu a sindicalização dos trabalhadores: “Todas as pessoas que acreditam que um sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais e o país fique melhor está errado. Não há democracia sem sindicato forte. O sindicato é quem fala pelo trabalhador para tentar defender seus direitos.”
Lula ainda citou uma fala dita por Biden em um de seus discursos anteriores, no qual o presidente americano disse que a riqueza dos Estados Unidos não foi feita por empresários, e sim pelos trabalhadores.
“Todo ser humano, homem ou mulher, preto ou branco, tem direito ao trabalho decente”, afirmou Lula.
Os chefes de Estado divulgaram uma declaração conjunta afirmando “o compromisso mútuo com os direitos dos trabalhadores e a promoção do trabalho digno”.
Na entrevista, eles destacaram os cinco principais pontos da parceria: