Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025
MUNDO: O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse quinta-feira (19) que seu país está lutando contra um “eixo do mal” liderado pelo Irã.
“O Hamas são os novos nazistas, o novo Estado Islâmico, e temos que combatê-los juntos”, disse Netanyahu durante uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, acrescentando que esta é “a batalha de todo o mundo civilizado” e que do outro lado está “um eixo do mal, liderado pelo Irã”, que também incluía o Hezbollah.
Netanyahu ainda apontou que Israel estava embarcando em uma “longa guerra” e precisava do “apoio contínuo” do Reino Unido.
A Grã-Bretanha apoiou o “direito de Israel de se defender de acordo com o direito internacional”, disse Sunak, ao mesmo tempo que acrescentou aos apelos para que a ajuda humanitária fosse autorizada a entrar em Gaza.
“Apoiamos absolutamente o direito de Israel de se defender de acordo com o direito internacional, de ir atrás do Hamas, de recuperar reféns, de dissuadir novas incursões e de fortalecer a segurança [de Israel] a longo prazo”, disse Sunak, dirigindo-se a Netanyahu.
Ele acrescentou: “Também reconhecemos que o povo palestino também é vítima do Hamas e é por isso que saúdo a sua decisão de ontem em garantir que as rotas para Gaza sejam abertas para a entrada de ajuda humanitária”.