Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025
MUNDO: O grupo extremista Hamas, por meio da brigada de al-Qassam, soltou duas reféns norte-americanas por “razões humanitárias”. Judith e Natalia Raanan, de Chicago, são mãe e filha. A discussão de liberação de reféns havia sido reportada mais cedo pela BBC, mas não havia um número ou afirmações oficiais.
As informações foram divulgadas inicialmente pelo portal Hareetz e pela AFP. Entretanto, ainda não há confirmação do governo israelense ou dos Estados Unidos (EUA).
Em comunicado do Hamas, ambas teriam sido liberadas para “provar ao povo americano e ao mundo que as afirmações feitas pelo [presidente dos EUA, Joe Biden] Biden e sua administração fascista são falsas e infundadas”.
Quanto ao comunicado voltado para o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, a afirmação do Hamas possivelmente se deve à interferência dos EUA no que diz respeito ao pedido de ajuda humanitária feito por Biden ao primeiro-ministro israelense, Benjamim Netanyahu.
Netanyahu disse, durante a semana, que a decisão de permitir ajuda limitada a partir do Egito foi tomada após um pedido formal de Biden, em visita a Israel.