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    porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025

Presidente Lula pediu que seu marqueteiro ajudasse na campanha de Sergio Massa na Argentina

Uma equipe de 20 publicitários brasileiros trabalha na campanha do candidato governista à Presidência da Argentina


cnn

Publicada em: 23/10/2023 16:38:38 - Atualizado


MUNDO: Uma equipe de 20 publicitários brasileiros trabalha na campanha do candidato argentino Sergio Massa. O grupo é ligado a Sidônio Palmeira, ex-marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sidônio, inclusive, teria sido sondado por Lula para trabalhar com Massa, mas recusou o convite e enviou emissários, segundo fontes. A campanha de Massa já estava em curso e os brasileiros se juntaram ao time de argentinos que desenvolvem as estratégias de comunicação e marketing.

O marqueteiro é o responsável pelo slogan do governo petista: “União e Reconstrução”. E, durante a campanha presidencial, foi responsável por suavizar a imagem da esquerda –ao, por exemplo, adotar cores diversas em eventos de Lula, explorar imagem de nomes ao centro que apoiaram o então candidato e potencializar a ideia de Frente Ampla, com a inclusão de nomes como Marina Silva e Simone Tebet em incursões pelo país durante o segundo turno.


Estratégia para o segundo turno na Argentina

Segundo fontes ligadas à campanha na Argentina, a estratégia de Sergio Massa para o segundo turno é apostar em polêmicas envolvendo o candidato direitista, Javier Milei. O objetivo é evitar que o foco seja somente nas discussões sobre os problemas atuais na economia.

Analistas consideram que não há como deixar de discutir o principal assunto para os argentinos: a economia , principalmente porque o ministro da Economia é o candidato governista à Presidência. Mas a ideia é mostrar que as propostas de Milei não param de pé, segundo fontes ligadas a Massa.

Ao falar de economia, Massa deve abordar o assunto pela ótica da solidariedade e do trabalho e mostrar que em governos de direita, a exemplo da gestão de Maurício Macri (2015-2019), a Argentina também enfrentou problemas.

Além disso, os marqueteiros sabem que é difícil, mas investirão no discurso da união –assim como Lula fez com a Frente Ampla– de que só existe uma Argentina. O objetivo é atrair os votos de direita e centro de Patrícia Bullrich, que já negou o apoio a Massa no segundo turno.

Por fim, a equipe de Massa pretende explorar outras propostas polêmicas defendidas por Milei, como a venda de órgãos e a política armamentista.




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