• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025

Seguimos sem conseguir agir, isso é uma vergonha, diz Mauro Vieira no Conselho de Segurança da ONU

Chanceler brasileiro ressaltou que países têm direito de proteger sua população, mas seguindo a lei internacional e a lei humanitária internacional


Redação

Publicada em: 30/10/2023 17:58:55 - Atualizado

MUNDO: A falta de consenso e ação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) sobre a guerra de Israel é uma “vergonha”, disse nesta segunda-feira (30) o ministro ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante reunião emergencial do colegiado.

Nas últimas semanas, quatro propostas de resolução sobre o conflito foram rejeitadas no Conselho: duas da Rússia, uma dos Estados Unidos e uma do Brasil, que é o atual presidente do órgão.

“Continuamos em um impasse devido a divergências internas, especialmente entre alguns membros permanentes, e graças à utilização persistente do Conselho para atingir propósitos de seu próprio interesse, em vez de colocar a proteção dos civis acima de tudo”, ponderou.

“Se não agirmos agora, quando agiremos? Quantas vidas mais serão perdidas até que saiamos da retórica e cheguemos à ação?”, questionou.

Vieira ressaltou que a situação atual na Faixa de Gaza, que sofre intensos bombardeios israelenses, é “chocante e indefensável de qualquer perspectiva humana e sob a lei humanitária internacional”, mas destacou que “nada justifica” as ações terroristas do Hamas.



Fale conosco