• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 28 de fevereiro de 2024

Papa Francisco tem saúde estável, mas inflamação pulmonar persiste, dizem fontes do Vaticano

Pontífice continua tomando antibióticos e cancelou ida à COP28


CNN

Publicada em: 29/11/2023 16:03:57 - Atualizado


MUNDO: O Papa Francisco continua com inflamação pulmonar e dificuldades respiratórias, mas seu quadro de saúde é estável e o Pontífice não tem febre, informou o Vaticano nesta quarta-feira (29). A Santa Sé informou também que Francisco continua recebendo antibióticos.

No final da semana passada, o papa foi submetido a uma tomografia computadorizada em um hospital de Roma depois que uma gripe o forçou a cancelar atividades. O exame excluiu pneumonia, mas detectou a inflamação.

Durante fala sua audiência semanal nesta quarta-feira, realizada no interior da sala Paulo VI do Vaticano, o Pontífice pareceu ofegante e limitou seu discurso.

Ele disse que um assessor leria o texto principal em seu lugar, “já que ainda não estou bem com essa gripe e (minha) voz não está bonita”. Francisco foi recebido no salão lotado por aplausos e cantos de “Viva il papa” (Viva o Papa).

Francisco, de 86 anos, tem dificuldade para andar devido a uma doença no joelho, e às vezes usa cadeira de rodas, mas chegou à audiência caminhando, auxiliado por uma bengala.

O papa voltou a falar no final do evento, pedindo a continuação da trégua na Faixa de Gaza, a libertação de todos os reféns e acesso a ajuda humanitária no território.

“Apelamos à paz”, disse ele, mencionando também a Ucrânia.

Francisco, que recebe relatórios locais da paróquia católica de Gaza, expressou preocupação com a falta de água, de pão e com o sofrimento das pessoas comuns.

“A guerra é sempre uma derrota, todos perdem, [exceto] um grupo que lucra muito: os fabricantes de armas, que ganham um bom dinheiro com a morte de outros”, pontuou.

O público presente também contou com um breve show de artistas circenses, incluindo palhaço, acrobatas e malabaristas, que se apresentaram no pódio ao lado de Francisco.

Ele agradeceu por oferecer um “momento de alegria”.

A audiência acontece um dia após o Pontífice ter cancelado a viagem que faria para a cúpula do clima da ONU, a COP28, em Dubai, por ordem médica.



Fale conosco