Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025
MUNDIAL: A COP 28, que acontece em Dubai, aprovou, nesta quinta-feira (30), em seu primeiro dia, um fundo climático para financiar ações de correção das perdas e danos dos países vulneráveis, uma medida positiva que pretende reduzir as tensões entre Norte e Sul.
A decisão histórica, aplaudida pelos delegados dos quase 200 países participantes na reunião, concretiza o principal resultado da COP 27, realizada no ano passado no Egito, onde foi aprovado o princípio da criação do fundo, mas sem definir seus detalhes.
"Felicito as partes por esta decisão histórica. É um sinal positivo para o mundo e para o nosso trabalho", declarou o emiradense Sultan Al Jaber, presidente da COP 28, que começou nesta quinta-feira e terminará em 12 de dezembro.
Depois de uma longa luta, os países do Norte e do Sul chegaram a um frágil compromisso no dia 4 de novembro, em Abu Dhabi, sobre as regras de funcionamento desse fundo, cujo lançamento efetivo está previsto para 2024.
A adoção do texto logo na abertura da COP elimina o receio de que esse compromisso seja questionado, o que teria prejudicado o resto das negociações sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global.
Madeleine Diouf Sarr, presidente do grupo de países menos desenvolvidos, que representa 46 das nações mais pobres, saudou uma decisão que tem "enorme significado para a justiça climática".