Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 13 de fevereiro de 2025
MUNDO: Nas últimas semanas, os navios de guerra dos Estados Unidos no Mar Vermelho têm lutado contra um número crescente de armas disparadas pelas forças Houthi, no Iêmen, incluindo um incidente no sábado (16), quando um destróier dos EUA abateu mais de uma dúzia de drones.
E os confrontos dos EUA com os Houthis, que dizem ter como alvo navios comerciais com destino a Israel após a invasão de Gaza, podem aumentar depois que o secretário da Defesa, Lloyd Austin, anunciou na segunda-feira (18) uma nova operação liderada pelos EUA com foco na proteção de navios mercantes que operam no Mar Vermelho e no Golfo de Áden.
Com as recentes ações navais dos EUA e o anúncio da nova iniciativa de proteção americana, a CNN perguntou a especialistas navais sobre como os navios de guerra estão lidando com as ameaças e quais os problemas que poderão enfrentar no futuro.
A Marinha dos EUA não informou quais sistemas de armas seus navios estão usando contra os ataques Houthi, mas os especialistas disseram que um destróier americano tem uma série de sistemas de armas à sua disposição.
Isso inclui mísseis terra-ar, projéteis explosivos do canhão principal de 5 polegadas do destróier e sistemas de armas de curta distância, disseram os especialistas. Eles também disseram que os navios dos EUA têm capacidades de guerra eletrônica que poderiam romper as conexões entre os drones e seus controladores em terra.