Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
MUNDO: O Exército de Israel invadiu o maior hospital de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, nesta quinta-feira (15).
As forças especiais israelenses prenderam suspeitos dentro do Hospital Nasser, a maior instalação médica em funcionamento em Gaza, de acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF).
A notícia veio depois que médicos e autoridades médicas no sul de Gaza disseram que franco-atiradores israelenses mataram a tiros várias pessoas que fugiam do Complexo Médico Nasser.
Uma testemunha ocular do tiroteio, que é cirurgião de trauma no hospital, disse que pelo menos duas pessoas foram mortas por atiradores de elite na terça-feira.
O hospital na cidade de Khan Younis, no sul do país, está há semanas no centro de um ataque militar israelense na área.
O porta-voz das FDI afirmou ter “informações confiáveis de uma série de fontes, inclusive de reféns libertados”, de que o Hamas já havia mantido reféns no hospital e que os corpos de reféns falecidos podem estar presentes no hospital.
Os militares não divulgaram publicamente essas evidências.
O contra-almirante Daniel Hagari disse: “Os terroristas do Hamas provavelmente estão se escondendo atrás de civis feridos dentro do hospital Nasser neste momento”.
As forças israelenses “apreenderam vários suspeitos” durante a operação, disseram as FDI em comunicado nesta quinta-feira.
O Hamas negou à CNN que esteja operando no Hospital Nasser em Khan Younis.
“O Hamas não tem nada a ver com o hospital”, disse Muhammad Nazzal, membro da ala política do Hamas, à CNN nesta quinta-feira.