Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 22 de fevereiro de 2025
MUNDO: A Superterça pode ser a última chance da ex-embaixadora da ONU Nikki Haley de impedir o esforço do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para garantir a indicação presidencial republicana em 2024 .
Quinze estados e um território dos EUA realizam as disputas de nomeação do partido em 5 de março, o maior dia de primárias, quando mais de um terço dos delegados serão designados para a Convenção Nacional Republicana, em julho, em Milwaukee.
O presidente Joe Biden é a escolha certa para a nomeação democrata quando os leais ao partido votam em delegados para a Convenção Nacional Democrata de agosto, em Chicago, restando apenas dois adversários de longa data.
Aqui estão os principais detalhes sobre a Superterça:
A Superterça é o dia do ciclo das primárias presidenciais dos EUA em que a maioria dos estados vota.
Na disputa republicana, 874 dos 2.429 delegados estarão em disputa, inclusive dos dois estados mais populosos, Califórnia e Texas.
São necessários pelo menos 1.215 delegados para ganhar a nomeação na Convenção Nacional Republicana, em julho.
Concurso por concurso, as contagens de delegados republicanos para os votos da Superterça são: Alabama (50), Alasca (29), Samoa Americana (9) Arkansas (40), Califórnia (169), Colorado (37), Maine (20), Massachusetts (40), Minnesota (39), Carolina do Norte (74), Oklahoma (43), Tennessee (58), Texas (161), Utah (40), Vermont (17) e Virgínia (48).
Cerca de um terço dos delegados democratas também será decidido em 5 de março, com disputas de nomeação realizadas em 14 desses 15 estados, além da Samoa Americana. No Alasca, os democratas votam em 6 de abril.
5 de março também é o último dia para os democratas em Iowa enviarem suas cédulas pelo correio nas convenções daquele estado e quando os resultados serão anunciados.
Com tantos estados e um território votando em fusos horários diferentes, pode demorar um pouco para que os resultados completos fiquem claros.
Na Califórnia, as cédulas de voto por correio são válidas desde que sejam carimbadas no dia das eleições primárias ou antes e recebidas até 12 de março.
Além disso, alguns estados realizam “primárias abertas” que permitem aos eleitores registados escolher se querem votar nas primárias Democratas ou Republicanas, acrescentando uma possível camada de imprevisibilidade.
Nikki Haley não tem um caminho claro para derrotar Trump. Esta poderia ser a sua última oportunidade de, pelo menos, retardar o caminho do ex-presidente até à nomeação.
As pesquisas de opinião mostram que Trump é um grande favorito na Califórnia e no Texas, bem como em estados como Alabama, Maine e Minnesota.
Sua campanha projeta que ele conquistará pelo menos 773 delegados na Superterça e garantirá a indicação uma ou duas semanas depois.
Trump venceu facilmente as seis disputas de nomeação republicana em Iowa, New Hampshire, Nevada, Ilhas Virgens dos EUA, Carolina do Sul e Michigan.
Ele instou repetidamente Haley a desistir para marcar uma revanche das eleições de 2020 contra Biden, o que as pesquisas mostram que muitos americanos não querem.