Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 22 de fevereiro de 2025
MUNDO: Uma estrada que está sendo construída pelos militares israelenses, dividindo Gaza em duas, alcançou a costa do Mediterrâneo, mostra uma análise da CNN de imagens de satélite.
A obra faz parte de um plano de segurança para controlar o território durante meses e possivelmente anos, disseram autoridades israelenses.
Uma imagem de satélite de 6 de março revela que a estrada leste-oeste agora se estende da fronteira entre Gaza e Israel por toda a faixa de aproximadamente 6,5 km de largura, dividindo o norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza, do sul do enclave.
Cerca de 2 quilômetros incluem uma estrada existente, enquanto o restante é novo, de acordo com a análise da CNN.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram à CNN que estavam usando a rota para “estabelecer [uma] posição operacional na área” e permitir “a passagem de forças, bem como de equipamento logístico”.
Quando questionados sobre a conclusão da rota, as FDI disseram que a estrada existia antes da guerra e estava sendo “renovada”, devido a veículos blindados que a “danificaram”. O militares israelenses acrescentaram que a estrada “não tinha um começo e um fim”.
Em 23 de fevereiro, a CNN teve acesso a um plano para Gaza do pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para um futuro pós-Hamas, incluindo a “desmilitarização completa” do enclave e a revisão de sua segurança, administração civil e educação.
Os palestinos que vivem em Gaza temem que os planos de segurança pós-guerra de Israel restrinjam ainda mais a sua liberdade de movimento, recordando os dias da ocupação antes de 2005, quando foram colocados postos de controle entre aldeias vizinhas e foram construídas estradas secundárias exclusivas para ligar os colonos israelenses entre si e sua terra natal.
Uma série de imagens de satélite anteriores e posteriores ao dia 7 de outubro mostram como Israel está ampliando uma estrada já existente para construir o novo corredor.
Uma imagem de 29 de fevereiro, fornecida pela Maxar Technologies e revisada pela CNN, mostra trechos de estrada recentemente demolidos a leste e a oeste da estrada existente. E a imagem de satélite do dia 6 de março, fornecida pela Planet Labs, mostra a nova construção chegando até a costa.