Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
MUNDO: Aquele assento de classe econômica que você já ocupou enquanto voava na Ásia pode um dia ser o lugar de onde o arsenal de armas nucleares dos Estados Unidos será controlado.
Isso porque cinco jatos de passageiros Boeing 747 operados pela companhia aérea sul-coreana Korean Air foram comprados pela Sierra Nevada Corporation, contratada para substituir a atual frota de aeronaves militares de comando e controle estratégico da Força Aérea dos EUA, mais comumente conhecida como aviões “Doomsday” ou “aviões do Juízo Final”.
Também conhecido como o E-4B “Nightwatch”, os aviões Doomsday são projetados para serem centros de comando e controle para os militares dos EUA no caso de uma emergência nacional que destrua ou incapacite instalações de comando no solo, como em uma guerra nuclear.
Eles podem se tornar o que equivale a um Pentágono no céu, levando a bordo o presidente dos EUA, secretário de defesa e membros do Estado-Maior entre mais de 100 outras pessoas com a capacidade de controlar as forças dos EUA em todo o mundo a partir da aeronave, de acordo com uma ficha da Força Aérea nos E-4Bs.
Os “aviões do Juízo Final” são construídos para suportar os efeitos de um pulso eletromagnético, a explosão de energia liberada por uma explosão nuclear que pode “interromper e danificar permanentemente componentes elétricos e sistemas inteiros dentro dos setores de infraestrutura mais críticos e impactar a infraestrutura em larga escala”, de acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA.