Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
MUNDO: O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse nesta segunda-feira (20) que não tem informações sobre a causa da queda do helicóptero que matou o presidente iraniano Ebrahim Raisi, acrescentando não ver, necessariamente, impacto mais amplo na segurança regional.
“Não posso especular sobre o que pode ter sido a causa. Acho que saberemos mais quando os iranianos investigarem“, disse Austin a jornalistas em conferência.
A morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, após um acidente de helicóptero no domingo (19), foi amplamente repercutida internacionalmente.
A aeronave caiu em uma região montanhosa remota no noroeste do Irã, matando todas as nove pessoas a bordo, incluindo Raisi e o ministro das Relações Exteriores iraniano.
Veja abaixo a repercussão da morte de Ebrahim Raisi nos EUA.
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, tinha “sangue nas mãos” devido ao apoio a grupos extremistas na região, disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta segunda-feira (20).
“Sem dúvida, este era um homem que tinha muito sangue nas mãos”, afirmou Kirby.
O porta-voz também ressaltou que os Estados Unidos continuarão responsabilizando o Irã pelo que chamou de atividade desestabilizadora na região.
Os Estados Unidos expressaram nesta segunda-feira (20) “condolências oficiais” pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e de outras autoridades do país do Oriente Médio em um acidente de helicóptero, informou o Departamento de Estado americano.
“Enquanto o Irã escolhe um novo presidente, reafirmamos o nosso apoio ao povo iraniano e à sua luta pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, disse o porta-voz do departamento, Matthew Miller, em comunicado.
Ainda assim, Miller destacou que os EUA continuarão enfrentando o “apoio do Irã ao terrorismo, à proliferação de armas perigosas” e o avanço do seu programa nuclear.