Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 25 de abril de 2025
MUNDO: A atriz de cinema adulto, Stormy Daniels, é uma figura chave na controvérsia do ex-presidente Donald Trump sobre um pagamento de suborno em 2016, supostamente feito a Daniels em nome de Trump.
Daniels testemunhou no dia 7 de maio no julgamento criminal do candidato republicano em Nova York.
Trump foi considerado culpado das 34 acusações de falsificação de documentos comerciais relacionadas ao reembolso de seu ex-advogado, Michael Cohen, por pagamentos feitos pouco antes da eleição de 2016 para encobrir um suposto caso de Trump com a atriz.
O empresário foi o primeiro ex-presidente a ser condenado por acusações criminais.
Trump havia se declarado inocente e negou o caso.
Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, afirma que teve um caso de uma noite com Trump em 2006.
A polêmica surgiu em janeiro de 2018, quando o Wall Street Journal noticiou o pagamento de US$ 130 mil (R$ 658 mil).
Em “Stormy”, um documentário lançado pelo serviço de streaming Peacock em março, Daniels disse que concordou em aceitar o pagamento para proteger seu marido e sua filha e para “que houvesse um rastro de papel e dinheiro me ligando a Donald Trump para que ele não pudesse me matar”.
“Eu tinha certeza absoluta de que iria morrer”, disse Daniels no documentário.
Os procuradores em Nova York alegaram que Trump tentou minar a integridade das eleições de 2016, suprimindo informações negativas que prejudicariam a sua campanha.
De acordo com os documentos de acusação, Trump “falsificou repetida e fraudulentamente registos comerciais de Nova York para ocultar condutas criminosas que ocultaram informações prejudiciais do público votante durante as eleições presidenciais de 2016”.
Uma tentativa dos advogados de Trump para impedir Daniels e Cohen de testemunharem foi negada pelo juiz Juan Merchan em março, e Daniels disse no ano passado que estava “absolutamente” disposta a fazê-lo.
Daniels tem falado abertamente sobre as ameaças que recebeu desde que seu suposto caso com Trump veio à tona.
Ela disse a Piers Morgan numa entrevista no ano passado que as ameaças dirigidas a ela por parte dos apoiadores de Trump são agora “muito mais específicas e gráficas” e muito mais sérias do que eram no passado.
“Eles são muito mais apaixonados – acho que é uma boa palavra. Entusiasmados com suas ameaças. E eles não estão se escondendo. E eles realmente sentem que estão fazendo algo certo. Que eles são os patriotas”, disse Daniels.
Daniels lançou um livro, “Full Disclosure”, em 2018, detalhando seu suposto encontro com Trump em Lake Tahoe em 2006 em detalhes gráficos e compartilhando narrativas sobre sua infância e vida.