Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
MUNDO: A autoridade eleitoral da Índia confirmou a vitória da coalizão liderada pelo primeiro-ministro Narendra Modi.
Modi fez um discurso de vitória mais cedo na sede do partido Bharatiya Janata Party (BJP).
A Aliança Democrática Nacional (NDA na sigla em inglês), liderada pelo BJP, garantiu a maioria necessária com 272 assentos no Parlamento. Os votos finais ainda estão sendo contados enquanto a gigantesca operação de apuração chega ao fim.
Entretanto, o BJP perdeu um de seus redutos mais estratégicos, o estado de Uttar Pradesh, no norte, dando um golpe enorme no primeiro-ministro Narendra Modi e seus aliados.
A aliança de oposição ÍNDIA ganhou 43 das 80 cadeiras, mostram os resultados da comissão eleitoral, um choque enorme para um estado que é conhecido como um “bastião” do BJP.
O estado é um dos mais populosos do país, abrigando cerca de 200 milhões de pessoas, e é atualmente governado por um monge que virou político, Yogi Adityanath, cujas polêmicas políticas hindus polarizaram seu povo ao longo de linhas religiosas.
Modi disputou o estado, ganhando sua cadeira no distrito eleitoral de Varanasi pela terceira vez. Também conhecida como a capital espiritual da Índia, é uma cidade onde dezenas de milhares de devotos vão para orar e obter iluminação.
Mas o fato de o BJP ter perdido assentos majoritários no estado será uma grande surpresa para Modi e seu partido de direita.
Localizado no coração do “cinturão hindi” da nação, de estados predominantemente de língua hindi onde o apoio a Modi e a devoção de seus seguidores é especialmente forte, é um estado que é frequentemente chamado de teste decisivo para o sentimento do eleitor na Índia.